Imaginem uma pessoa que todo dia acorda em um corpo diferente. Assim é a vida de "A". Uma pessoa que não tem gênero definido, nem um corpo que seja seu, mas que todos os dias acorda dentro do corpo de outra pessoa. Cada dia uma pessoa diferente. Quando vi que essa era a história que o livro "Todo dia" contava, confesso que não fiquei muito interessada nele. O que tem de interessante nisso? Mas ouvi tantas pessoas falando bem, que fiquei curiosa e fui conferir. E o melhor de tudo, não me arrependi!


Acordo.
Imediatamente preciso descobrir quem sou. Não se trata apenas do corpo - de abrir os olhos e ver se a pele do braço é clara ou escura, se meu cabelo é comprido ou curto, se sou gordo ou magro, garoto ou garota, se tenho ou não cicatrizes. O corpo é a coisa mais fácil à qual se ajustar quando se está acostumado a acordar em um corpo novo todas as manhãs. É a vida, o contexto do corpo, que pode ser difícil de entender.
Todo dia sou uma pessoa diferente. Eu sou eu, sei que sou eu, mas também sou outra pessoa.
Sempre foi assim.

A é uma pessoa que durante os seus 16 anos nunca teve a oportunidade de viver a própria vida. Todo dia A acorda no corpo de uma pessoa diferente, todo dia A tem que viver a vida desta pessoa, e torcer para que o dia acabe sem que isso tragam problemas para vida do dono/dona do corpo que ele habita. Nesse tempo todo, A aprendeu a lidar com essa situação. Ele sabe que não deve interferir na vida das pessoas ao qual corpo ele habita. Sabe que não deve se apegar também à família, amigos, nada, porque no dia seguinte ele estará vivendo no corpo de outra pessoa.

Porém, um certo dia ele acorda no corpo de Justin. Como mais um dia normal, A tenta viver a vida de Justin como se fosse a vida dele, e tenta fazer o que Justin faria. E aí ele acaba conhecendo Rhiannon, namorada de Justin. Ele logo percebe que Justin não é um bom namorado, e não da à Rhiannon a atenção e carinho que ela merece, e por mais que ele saiba que não deva mudar as coisas, ele resolve fazer do Justin um bom namorado pelo menos por aquele dia. E aí que tudo começa. A fica tão tocado por perceber como Rhiannon é uma garota doce, e quer dar a ela dias incríveis todo dia. Mas como ele poderia fazer isso estando em um corpo diferente a cada dia? Como ele poderia se aproximar dela sendo uma pessoa diferente todo dia? Aí está a grande sacada do livro.

Quero oferecer um dia bom a ela. Um único dia bom. Tenho andado por aí há tanto tempo sem nenhum objetivo, e agora este objetivo efêmero me foi dado; eu sinto como se tivesse me sido dado. Só tenho um dia para oferecer; então por que não pode ser um dia bom? Por que não posso compartilhá-lo com alguém? Por que não posso levar a música do momento e ver quanto pode durar? As regras podem ser apagadas. Posso aceitar isso. Posso oferecer isso.

Apesar de ter apenas 16 anos, A tem uma bagagem muito mais completa do que muita gente de 70 anos. Por acordar cada dia em um corpo diferente, uma família diferente, em um cenário diferente, ele aprendeu ao longo da sua vida a lidar com diversas situações, diversos tipos de pessoa. Com o passar da história, vamos nos deparando com a angustia de A de não pertencer a ninguém ou a nenhum lugar, e vamos nos solidarizando com ele, nos apegando de um jeito... É impressionante ver o modo com que A consegue se adaptar às diversas situações, à pessoas diferentes, à personalidades completamente opostas.


Toda essa itinerância de A entre diversos corpos diferentes nos trás a visão de diversos temas e situações do nosso dia a dia que não conseguimos olhar no nosso dia a dia do jeito que A nos faz olhar. E ao ver tudo isso por um angulo diferente, começamos a traçar paralelos no nosso próprio dia a dia, e pensar em quantas pessoas, quantas situações nós negligenciamos por não prestar atenção. Por trás de toda história de A e Rhiannon, David Levithan nos traz muitas reflexões sobre a nossa própria vida, e isso foi sem dúvida uma das coisas mais incríveis que esse livro poderia ter me dado.

Isso tudo, sem falar do final incrível e surpreendente que David traz pra gente. É um desfecho incrível e perfeito para história, e apesar de achar que A merecia mais, acho que tudo o que aconteceu, aconteceu na maneira exata.

Se tem uma coisa que eu aprendi, é isso: todos nós queremos que tudo fique bem. Nem mesmo desejamos que as coisas sejam fantásticas, maravilhosas ou extraordinárias. Satisfeitos, aceitamos o bem, porque, na maior parte do tempo, bem é o suficiente.

Apesar do final perfeito, em agosto será lançado nos EUA a continuação de "Todo dia". O livro "Another day" já tem capa e contará a história do primeiro livro pela visão de Rhiannon. Eu particularmente não estão tão empolgada assim por esse livro porque não sou muito fã de livros que contam a mesma história de outros que eu amo, mas com ponto de vista de outra pessoa. Na minha opinião isso acaba com toda graça do primeiro livro. Mas enfim, quem sabe eu não dê uma chance a ele quando ele for lançado aqui?


E você? Já leu "Todo dia"? Pretende ler um dia? Me conta aqui o que você achou ou suas expectativas pra leitura e/ou para a continuação dele!
Um beijo pessoal, e até a próxima!

** Post feito em parceria com o Blog Provare **

41 Comentários

  1. AMO, AMO, AMO, AMO, AMO!!!
    Eu leria ele todo dia *---*
    Livro mais perfeito da vida!!!!!!!!
    Não da pra expressar meu amor por ele ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente tenho que confessar que não li esse livro até hoje.
    Ganhei ele de amigo secreto e nada. Não sei porque, mas eu ainda não me senti atraída por ele, embora eu só veja ótimas resenhas positivas sobre ele. E isso do personagem acordar cada dia no corpo de uma pessoa só mostra o quanto devemos dar valor em vários situaçoes da vida. Pelo menos foi isso que eu entendi. E sinceramente, acho que vou ler assim que tiver uma brecha, porque agora com o segundo livro, vou ter que saber né? hahahahaha

    Olha amei o seu cantinho, vou te linkar em meu blog tá?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-consultora-teen.html

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    eu tenho uma baita curiosidade para ler esse livro do David, rsrs, só tem comentários bem legais sobre o mesmo, mas ele esta com um precinho bem a cima do que meu bouço possa levar rsrs
    Bjks
    Passa Lá No meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li Todo Dia, mas pretendo fazer isso em breve!
    Li várias resenhas sobre esse livro e assim como a sua todas elas falam super bem sobre essa história.
    Acho a premissa desse livro bem interessante e fico super curiosa para saber como A faz para conseguir dar esse dia especial para a Rhiannon se todo dia ele acorda em um corpo diferente...

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que original. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei super interessante isso da personagem principal mudar de corpo, e sua resenha me fez ter vontade de lâ-lo. Vou anotar este livro, com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu simplesmente amei esse livro. Foi meu primeiro contato com a escrita do David e me conquistou por completo. Estou ansiosa para Another Day.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa acordar cada dia em um corpo difrente, família diferente deve ser muito bom esse livro.
    Não sabia que teria continuação
    Todos falam super bem do autor e estou muito curiosa pra conhecer suas obras.
    Adoro finais surpreendentes, foi pra lista ;D

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. já faz um bom tempo que tenho vontade de ler Um dia. A premissa me atraiu, amo essas coisas de viver cada dia de uma maneira diferente, de mudar de forma/aparência/personalidade e coisas do tipo... creio que vou gostar, e tomara que o final me surpreenda tbm...
    e já gostei do segundo livro só pela capa hahaha
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá; eu não li ainda, mas depois de ler essa resenha, decidi ler o livro! Você fez com que a história me parecesse muito boa. Fiquei pensando como seria difícil a "vida" do protagonista.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu não li o livro, mas já ouvi falar muitooooooooooo.
    Acho bem doido o fato de uma pessoa acordar todo dia no corpo de outro e tenho interesse de ler o livro pra vê se tem uma lógica e para ver se A conseguiu dar dicas todo dia para Rhiannon.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Que maluca a história de A. Viver a vida dos outros todos os dias, não poder ser você mesmo. Acho que não tinha dado a atenção necessária a esse livro quando estive com ele em mãos, acredito que essa seja uma leitura que tire muita gente da zona de conforto. Não compraria,ma acho uma leitura válida.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Sou louca para ler esse livro, acho a premissa super interessante!
    Gostei bastante da sua resenha me deixou com mais vontade de lê-lo!
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie /

    Sou louca pra ler esse livro, já vi algumas resenhas e essa premissa me interessa demais demais,me imagino vivendo na pele do personagem deve ser bom e ruim mas com toda certeza curioso *-*

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu já conhecia o livro, ele está na minha estante do Skoob, mas ainda não li. Espero poder ler essa história que achei incrível. E concordo com você sobre essas continuações, as vezes o autor acha que o sucesso do primeiro irá ser maior com uma continuação, mas as pode ser um tiro no pé, mas vamos aguardar. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  15. Meu noivo leu esse livro e fez a resenha, e confesso que eu amei a trama. Achei bem diferente, esse negócio de cada dia acabar em um corpo diferente. :O Quero muito ler mesmo!
    E ao contrário de você, adoro livros com pontos de vista de outros personagens. rs
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li esse livro, mas sempre fiquei curioso para ler este livro, acho a temática muito interessante, além de eu querer conhecer a escrita do autor! Adorei a resenha, muito bem escrita e desenvolvida!

    Abraços e até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem com você?
    Ainda não li esse livro mas sua resenha não me deixa dúvidas de que é perfeito, me chamou bastante atenção isso de ele sempre estar em outros corpos,deve ser horrível né, fiquei curiosa para saber o que acontece com ele e a garota.Pretendo ler ele assim que possível.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  18. Premissa mais que interessante! Sim, quero ler esse livro. Já tinha visto ele por aí, mas não havia parado para prestar atenção.
    Quero saber se ele ficou no corpo do tal namorado que não tratava tão bem a namorada. E eu queria passar um tempo vivendo outras vidas, em outros países. Seria incrível.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá Carol, esse livro parece ser incrível e todas as resenhas como a sua são tão positivas que não tem como eu não querer lê-lo <3 A deve ser um personagem bem forte porque acordar cada dia sendo uma pessoas diferente não é algo que todos se adaptem...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  20. Que capa mais linda dessa edição em inglês.
    Eu sempre quis ler esse livro, desde o lançamento e das ótimas resenhas que li a respeito. Infelizmente, ainda não tive tempo de lê-lo, mas seu que vou amar quando tiver a chance. Adorei a ênfase que você deu às diferentes perspectivas que o autor conseguiu destacar.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Sempre leio resenhas tão positivas desse livro que minha curiosidade aumenta a cada dia, como será ser uma nova pessoa ? Um personagem bem diferente do que estamos acostumados a encontra não é mesmo?
    Eu pretendo ler em breve, não sabia que teria um novo livro com uma visão diferente, gosto disso, assim conseguimos entende certas situações ..
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  22. Ah, eu fiquei curiosa logo na sua primeira frase! Me desperta bastante curiosidade um personagem que acorda todo dia um corpo que não é dele, como deve ser levar uma vida assim? A todo estante com vínculos sociais rompidos! Entrou pra lista de leitura! rs
    http://mandyfrancesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu li Todo Dia faz um tempinho e fiquei completamente apaixonada, o A é um personagem incrível, né? E o David soube trabalhar bem toda a história dele. Sobre o livro Another Day, eu confesso que estou bem animada para ler, mas preferia uma continuação sobre A mesmo kkkkk

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, essa é a primeira resenha que leio tão completa assim do livro, que me deu a ideia do que esperar da historia do livro e com certeza irei lê-lo, quero saber se ele conseguirá fazer coisas boas a garota no corpo do namorado dela, se ele terá tempo pra isso.

    Ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Sim, eu já li e adorei! Foi meu primeiro contato com a escrita do Levithan e me encantei com a sensibilidade dele de tratar de temas tão simples e cotidianos. Gostei principalmente do fato de ele não emitir julgamentos nos diferentes estilos de vida que o livro apresenta. Vale muito a pena a leitura.
    E, ao contrário de vc, gosto desse segundo livro com a visão de outra pessoa. Acho que é uma forma de conhecermos mais o personagem e entender melhor toda a história. Ansiosa por essa "continuação".
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Carol, tudo bem?
    Esse foi o segundo livro do Levithan que li, e foi a confirmação para eu incluí-lo na minha lista de autores favoritos. Acho impressionante como o David passa mensagens tão importantes através de suas histórias, sempre indico esse livro e estou super ansiosa para ler a continuação.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Carol, tudo legal?

    Tenho esse livro aqui na estante e estou enrolando demais para ler esse livro, sempre vejo comentários super positivos da obra, a premissa é bem diferente de tudo que já li, e estou super interessado, eu adorei a sua resenha, me deixou ainda mais curioso. Não sabia que o livro "Another Day" seria narrado pela visão da garota, isso realmente pode ser legal para uns e nem tão bom para outros.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bom?
    Eu tenho esse livro na estante há um ano mais ou menos, mas não li ainda. Meus amigos recomendam muito a leitura e morro de curiosidade para saber como vai ser minha visão do A. O David Levithan consegue surpreender sempre. O pessoal está com mania de lançar livros com a visão de outro personagem sobre a mesma história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Ao contrário de você, desde o início eu fiquei super interessada pela premissa desse livro. Além de super original, achei que o autor - mais uma vez - ia de encontro à quebra de tabus relacionados a questão de gênero. Mas, acredita que no fim das contas o tempo foi passando e eu não li ainda?
    Uma vergonha, né?!
    E já tem continuação previta????? :O Preciso ser "Todo Dia" pra ontem, então. Principalmente após mais uma resenha tão positiva!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Não li ainda, mas pretendo fazer isso, parece uma história fascinante. Na verdade, acho que vou esperar o lançamento do livro com a outra visão pra ler os dois em seguida... ao contrário de você, eu gosto de livros assim; os que li, pelo menos, trouxeram muitos fatos novos. Só não acho legal quando mais se repetem que mostram novidades. Acho a capa linda!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?

    Pretendo ler em breve Todo Dia, tenho um amigo que é fã de todos os livros do David Levithan e ele me indica muito esse livro. A história me parece algo diferente e fiquei bem curiosa para saber mais detalhes da trama. Não sabia dessa continuação, mas acho legal quando tem essa outra visão. A capa do livro é linda. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  32. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Amei a novidade do segundo livro. Eu fiquei aqui pensando, eu nunca li uma história contada sobre a visão da cada personagem, em livros diferentes. Mas acho que não vou me importar, pois as vezes, gostamos tanto de um livro, que queremos mais dele, e saber o outro lado completa o enredo. Todo dia traz uma história muito criativa, estou super curiosa para descobrir porque isso acontece com ele e torcendo para que ele encontre ela em outro corpo até conseguir finalmente fica com ela, não seria lindo??? Não vejo a hora de ler. A resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Carol, ainda não li Todo Dia, mas ao contrário de você a temática até me enche os olhos sim, li tantas resenhas positivas sobre o livro, além do autor, ainda não li nada do David, mas o único motivo é que são taaantos livros legais que, ás vezes, deixamos outros legais passarem haha. Eu nem consigo imaginar como seria acordar todos dias em um corpo diferente, por isso gosto da idéia em um livro. Mas, assim como você não gosto de livros que contam a mesma história de diferentes pontos não, se é pra fazer isso que seja em um só, dois volumes acho desnecessário. Quando ler, vou só em Todo Dia mesmo :)

    ResponderExcluir
  34. Oi,
    estou louca para ler este livro, pois como você,é tanta gente falando que é impossível não se sentir tentada a descobrir por que de tanta euforia. rs
    Eu estou curiosa para saber mais sobre A, e o porque dessa viagem, de ter que enfrentar cada dia uma vida diferente, e o que o amor fará a ele, mesmo que não tenha sexo definido.
    E como você disse, é uma forma de chamar atenção para o que fazemos e para o que deixamos para tras sem perceber. Um reflexão para o que somos e o que fazemos.
    Já com a continuação que é ao ponto de vista de outro personagem, eu gosto. Já teve leituras que não gostei na primeira versão, mas que na segunda acabei me entregando de paixão. Tá aí uma vantagem que vejo.
    Adorei a resenha!

    Beijos Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  35. Oie, tudo bem? Nossa esse livro me pareceu bem diferente e interessante! Deve ser muito maluco acordar cada dia no corpo de uma pessoa, tendo que se adequar diariamente a uma realidade completamente nova! Parabéns pela resenha, Beijos ;)

    ResponderExcluir
  36. Olá... tudo bem??
    Eu amei esse livro... David conseguiu me encantar com sua escrita e me prendeu de uma forma arrebatadora... concordo com tudo o que você disse... A vida de A não é fácil, ficar a cada dia em um corpo diferente em um lugar diferente sem nenhum tipo de perspectiva do que vai ser seu futuro, se isso vai parar ou mudar... e ele ainda se encanta por uma garota e quer de alguma forma vivenciar esse sentimento. Eu gostei da história e como o autor abordou as diferenças e tudo mais... completamente apaixonada... pretendo ler a continuação... xero!

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Ola Carol acredita que ainda não li esse livro, essa premissa de ele viver um dia na vida de pessoas diferentes, o faz vivenciar muitas situações e emoções. Estou bem curiosa com esse final e como será essa relação com a protagonista da trama, visto que ele muda de corpo a cada dia. Leio muitos elogios a esse livro, preciso correr já que terá continuação. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  39. Estou com medo da continuação, não sei se eu aprecio a ideia dela.
    Mas adoro o livro, a forma simples e ao mesmo tempo complexa que trata de assuntos do dia a dia. Nos faz ver alguns pontos que às vezes ignoramos por ser comum.
    Adorei a resenha e as fotos.

    ResponderExcluir
  40. Oi, flor!
    Nossa que resenha fofa ^^ quero conhecer a história de A e ver ele se tornando mais um namoradinho literário meu <3
    Amei sua resenha! Ficou tão perfeita que acabo de colocar o livro como meta de leitura!

    Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  41. Oi
    Eu amei a resenha.
    Conheci o livro através dos videos da Aione do blog minha vida literária e desde então esse livro está na minha lista.
    Realmente não sabia que o livro teria um continuação, adorei a capa :D
    Adorei sua resenha, ficou perfeita e objetiva, muito bem escrita.
    PARABÉNS FLOR.
    Espero poder ler o livro em breve.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/parceria-loja-mimos-da-re.html
    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/divulgacao-lancamento-e-promocao.html
    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/06/sorteio-herdeira.html

    ResponderExcluir