Olá pessoal!
Hoje vim falar para vocês sobre um livro que me deu vontade de ler logo depois de eu ter visto o trailer do filme e claro que não podia ir ver o filme sem antes ler o livro né? Querem saber de qual história estou falando?



Se eu ficar foi o primeiro livro da autora Gayle Forman e conta a história de Mia. Em uma manhã de inverno, ela e sua família saem de carro para visitar uma amiga da família e acaba sofrendo um acidente na estrada. O carro em que a família estava bate em um caminhão e depois disso Mia se vê fora de seu corpo, mas ainda viva. Ao perceber que ela está em coma, se deparada com uma importante decisão a ser tomada: Ficar ou não?

Mia é uma garota apaixonada por música. Seu pai era músico em uma banda, e durante os seus primeiros anos de vida ela sempre ia com a sua mãe acompanhar os shows dele. Ela cresce e na escola não deixa de lado esse amor pela música que sempre esteve dentro dela, e acaba aprendendo a tocar violoncelo. E é justamente na sala de música da escola que ela conhece Adam, o popular guitarrista da banda Shooting Star. Apesar de ele e Mia serem de mundos completamente diferentes, o amor pela música acaba unindo os dois adolescentes.


O livro todo é narrado por Mia em dois tempos: um antes do acidente, contando como era sua vida na escola, seu relacionamento com Adam, a vida com a sua família; e outro depois do acidente quando ela tem que lidar com a decisão de ficar ou não. Achei que essa mudança entre passado e presente deu um dinamismo muito bom ao enredo e contribuiu para a leitura fosse feita rapidamente. Achei a leitura da Gayle muito gostosa e simples. Ela conseguiu passar emoções muito fortes sem ser detalhista demais, e sem deixar a leitura muito pesada e cansativa. Isso com certeza foi um ponto positivíssimo para o livro.

Porém, confesso que fiquei um pouco decepcionada com a história. Mas não porque é uma história ruim, apenas criei expectativas que não foram alcançadas. Eu já esperava que o livro trouxesse uma história clichê, sem muitas surpresas no enredo. Porém, como boa romântica que sou, espera uma história mais melosinha, com mais açúcar, sabe? Mas a verdade é que a bagagem emocional deste livro está divida entre o amor romântico de Mia e Adam, e o amor fraternal de Mia e sua família.


A diagramação é um capítulo a parte. Todas as páginas são enfeitadas com partituras musicais. Uma fofura só! E, como eu já disse no começo no post, conheci o livro através do trailer do filme e claro, não podia deixar de assistir depois de conhecer a história de Mia, não é mesmo? Achei uma adaptação muito fiel ao livro, e talvez por já saber o que esperar da história desta vez, acabei gostando mais do filme, do que do livro em si, apesar da história ter pouquissimas alterações. Além disso, a trilha sonora é uma coisa maravilhosa que com certeza contribuiu para que eu gostasse ainda mais do filme.


Assim, Se eu ficar é uma história linda, cheia de amor e música. E claro, pra quem ficar curioso com o que aconteceu depois do final do livro, Gayle escreveu uma continuação da história no livro Para onde ela foi, mas eu conto mais sobre isso no próximo post, combinado?

Conta pra mim se você já leu o livro Se eu ficar, se já viu o filme, se gostou ou não, se teve alguma decepção como eu! Quero saber heim!
Beijinhos para vocês e até a próxima pessoal!

77 Comentários

  1. Olá Carol, eu li esse livro a tanto tempo atrás e eu amei. Achei muito emocionante a história de Mia e Adam, mas ainda mais linda é a história dela com a família. O filme foi mesmo fiel ao livro, uma das melhores adaptações na minha opinião. E quanto ao segundo livro, eu amei o desfecho, eles mereceram aquele final. ♥

    Amei o blog.
    Beijos,
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Com certeza essa é uma das melhores adaptações já feitas!
      Também amei o final do segundo livro. Fiquei com vontade de abraçar os dois depois que terminou. Eles realmente mereciam!
      Beijos

      Excluir
  2. Mas ela fica?

    Quero o próximo post porque eu não li o livro! Hahaha talvez mude minha opinião sobre o final do filme. Hahah

    Beijos ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ela fica? Haha Com certeza você vai gostar mais da história do segundo livro, amiga!
      Beijos, sua linda!

      Excluir
  3. Oi, Carol! Tudo bem?
    Eu assisti ao filme antes de ler o livro. Queria saber o porquê de tanto alvoroço e confesso que me desapontei um pouco. Apesar de ser bem emocionante, esperava mais. Contudo, é claro que só saberei da história verdadeira depois que ler o livro, o que farei em breve. Para conhecer a escrita da Gayle Forman, eu decidi começar com outro livro da autora, o Apenas um Dia e me apaixonei! Mal posso esperar por Apenas um Ano. Quanto ao Se eu Ficar, eu estava esperando diminuir toda a euforia por conta do lançamento do filme e do livro. Espero gostar da leitura.
    Beijos!

    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem e vc?
      Tomara que você consiga ler em breve. A escrita da Gayle é mesmo muito boa né? Estou louca para ler Apenas um dia.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Eu ainda não li esse livro, mas o filme me emocionou bastante. Espero poder ler o livro em breve para poder chorar mais um pouco haha
    Adorei sua resenha

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!
      Obrigada. Leia sim, quando puder. É bem parecido e com certeza você vai se emocionar também. Beijos

      Excluir
  5. Oii querida!
    Também li o livro depois que assisti o trailer, o livro é muito lindo, só o final me decepcionou, eu queria que tivesse mais folhas desse livro haha, o filme é tão lindo que me apaixonei pelo Adam <3
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Não tem como não se apaixonar pelo Adam depois do filme, não é mesmo? <3
      Também fiquei um pouco decepcionada com o final, mas você chegou a ler o segundo livro? É ainda melhor.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, flor!
    Eu cometi o enorme erro de assistir ao filme… Achei-o fraco, parado e sem profundidade. Comovente, sim, mas não havia nada além da situação em si que me provocasse a ler o livro. A personagem me irritou profundamente na adaptação e, por isso, optei por não ler o livro – porque li várias resenhas que criticavam a superficialidade da autora.
    A sua resenha até me faz perceber que vale a pena ler o livro, simplesmente porque a literatura é infinitamente mais íntima do que um filme (uma vez que depende da nossa imaginação e interpretação). Quem sabe não seja o momento para dar uma chance a essa leitura?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine!
      Espero que você consiga dar uma chance ao livro. A escrita da Gayle vale muito a pena, sem dúvidas!
      Beijos

      Excluir
  7. Esse livro ta na minha wishlist dês do lançamento do filme também heuhe, mas ainda não pude comprar. Sempre vejo resenhas positivas, e apesar dessa não ser TOTALMENTE positiva, adorei a sinceridade! Pretendo ler logo, assim que surgir dinheiro pra comprar heuhue

    girafasnotelhado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!
      Obrigada! Leia sim, o livro foi um pouco decepcionante, mas acho que foi porque eu estava com expectativas erradas. Espero que você goste.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá,
    Já li esse livro e gostei bastante, é super bacana, a autora foca nas pequenas coisas e a história realmente me conquistou, gostei muito <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Eu também tive minhas expectativas não alcançadas lendo esse livro. Gostei muito do filme, mas o livro foi bom, porém não me atingiu tanto. Mas o segundo livro acabou comigo, chorei horrores. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Que bom que eu não fui a única! Hahaha Amei o segundo, achei bem melhor.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu também me decepcionei um pouco com Se Eu Ficar, pois estava esperando um super livro e uma super história, mas assim como você achei meio clichê! Gostei bem mais da continuação o Para Onde Ela Foi!
    Ainda não vi o filme, mas quero ver em breve para comparar!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara,
      O filme é bem fiel ao livro, mas acabei gostando bem mais do que o filme.
      Já quanto a continuação, também gostei bem mais do segundo livro, rs.
      Beijos

      Excluir
  11. Olá
    Tbm quero ler esse livro antes de assitir o filme
    Quando leio cheia de expectativa tbm sempre quebro a cara
    Por isso dei um tempo pra pegar ele pra ler.
    Acho que o filme deve ser bem melhor nesse caso

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana.
      O filme eu gostei bem mais, acho que por já saber o que esperar.
      Espero que você leia o livro e goste.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Carol, eu não me interessei muito pela premissa desse livro, apesar de sempre ouvir falar bem da autora. Também não tive a oportunidade de ver o filme, mas acredito que seja mais fácil assisti-lo que ler o livro, ainda mais depois que você disse que gostou mais do filme kkkk Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gleyse, o filme é bem fiel ao livro então, acho que nesse caso se você não se interessou muito pelo livro, vale mais a pena ir direto pro filme, rs.
      Beijos

      Excluir
  13. Adorei seu post Carol, primeira vez por aqui ;)
    Ainda n li nem vi Se eu ficar, mas pretendo ler primeiro, já até comprei o livro! A história parece ser linda e muita gnt fala vem da autora!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, leia sim.
      A história é linda e a autora tem uma escrita incrível. Espero que vocês goste.
      Obrigada pela visita, volte mais vezes!
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Carol!!
    Eu li esse livro e MORRI de chorar em várias partes, ele não era nada do que eu esperada, não achei que fosse um livro tão triste, tão cheio de escolhas difíceis de fazer!! Não vou ver o filme porque vou chorar por meses, porque eu choro até em reality de comida hauahuahuah Imagina com o filme que deve ser muito mais triste e eu amo a Chloe, então já viu! Mas, Se eu ficar é um dos meus preferidinhos, tinha o e-book dele e comprei o físico só pra ele ficar aqui lindinho na minha estante!!!
    Beijos!!

    LuMartinho |Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      O filme com certeza vai te fazer chorar! Eu não chorei com o livro, mas com o filme sim! Hahaha
      Beijos

      Excluir
  15. Esse foi minha decepção literária! Ganhei da minha mãe, que me viu namorando o livro na livraria e dois dias depois ela me deu. Conheci o livro só depois de ver o trailer do filme, no qual adorei, e fiquei querendo saber quando o livro ia lançar e tals. O livro só lançou junto com o filme, então primeiro li o livro e depois assistir o filme em casa mesmo, porque no cinema que eu vou nunca tinha sessão. Eu ouvia milhões de elógios sobre o livro, que era o novo ACEDE, que fazia chorar litros, blábláblá. Pra mim, o livro não teve nada disso. Um livro chato, cansativo e muito repetitivo. Não existe progressão, é sempre passado x hospital. Fora que nunca vi uma personagem tão chata como Mia. O Filme, por conta da minha opinião com o livro, se tornou chato também e parei de assistir na metade dele. Contudo, a novo conceito lançou "Pra Onde Ela Foi", ai eu mudei um pouco. O Livro é contado pelo Adam, alguns anos depois e o cara, é o cara no livro. Se eu já tinha raiva da Mia antes, depois que comecei a ler o segundo livro, fiquei mais ainda. Ela é muito babaca, muito mesmo. Não vou contar o que acontece, porque acho que você ainda vai ler e tals. Bom, entre os dois, o segundo ganha de dez a zero, sem ter chance para um segundo tempo.

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/05/resenha-redencao-de-um-cafajeste.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luanna,
      Também achei o segundo beeeem melhor que o primeiro! Não achei o primeiro livro tão chato, mas me decepcionei um pouco sim. Nem se compara com ACEDE!
      Beijos

      Excluir
  16. Oi Carol, tudo bem?
    Li esse livro antes da adaptação sair no cinema e confesso que não me decepcionei pois não criei grandes expectativas com a história. Embora o livro tenha sua parcela de romance, entendi que a história é voltada mais para a grande tragédia e a escolha de Mia em seguir adiante ou não. Entendi completamente os medos da personagem pois se pararmos para pensar na reviravolta que o mundo dela deu, acho que muita gente iria preferir não continuar. Em relação a adaptação, achei bem fiel ao livro mas mesmo assim ainda prefiro o livro. Não me entenda mal, mas achei que a atriz passou pouco do sofrimento que eu senti enquanto lia a história. Enfim, ainda não li a continuação, mas pretendo fazê-lo em breve.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucia.
      Leia a continuação sim, é ainda melhor.
      Acho que eu acabei gostando mais do filme porque com o livro, minhas expectativas estavam erradas e me decepcionei por isso. No filme, eu já sabia exatamente o que esperar e por isso, fiquei mais feliz com o resultado. Mas ainda assim acho uma história linda,
      Beijos

      Excluir
  17. Eu não li o livro, nem tenho vontade, de tantos comentários negativos que li hahaha Acho que vou assistir ao filme só. A história parece interessante, espero gostar da trama. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      O filme é bem fiel ao livro, talvez seja bom você começar por ele pra ver se gosta ou não da história.
      Beijos

      Excluir
  18. Resenha fofis!
    O enredo do livro nunca chamou minha atenção, mas como vai sair o filme, então, vou prioriza-lo. Gosto de livros que envolvem dramas, mas esse me parece adolescente demais, estou procurando outras coisas no momento.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!
      É um romance bem adolescente, mas quem sabe você vendo o filme não se interesse pelo livro?
      Beijos

      Excluir
  19. Olá; eu ainda não li nem vi o filme. É um livro que tenho visto despertar reações bem diferentes pela blogosfera, uns amam, outros, nem tanto. Gostei muito da sua resenha e das fotos, talvez eu leia o livro futuramente.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Você pode tentar começar vendo o filme e se te interessar, partir pro livro!
      Beijos

      Excluir
  20. Olá!

    Eu não li o livro, lembro que quando ele lançou todo mundo morria de amores e eu criei super expectativas daí resolvi assistir o filme e decepcionei muito com ele. Não sei se foi fiel, mas a história não me agradou nenhum pouco, achei a Mia bem chatinha por sinal... Mas acho que fui a unica.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Ele me decepcionou também, mas ainda assim eu gostei da história. Muita gente acha a Mia chatinha sim, eu também achei um pouco. Acho que você não foi a única a não se agradar com essa história.
      Beijos

      Excluir
  21. Olá!
    Assim como você eu também quis ler o livro após assistir ao trailer do filme, e também me decepcionei por conta das altas expectativas que criei. Não que o livro seja ruim, mas para mim faltou algo.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Me decepcionei justamente por conta das minhas expectativas que estavam altas demais! Hahaha Bom saber que eu não fui a única.
      Beijos

      Excluir
  22. Oie como vai?
    Ainda não li se eu ficar e confesso não ter o menor interesse, gosto de filmes de romance mas infelizmente peguei trauma dos livro ( não gosto da enrolação que a maioria tem) vi parte do filme e amei a história é bem bonita mas infelizmente não tenho ânimo pro livro.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paac, to bem e vc?
      A história é bonita sim, mas se o filme não te animou a ler o livro, melhor deixar pra lá mesmo, rs.
      Beijos

      Excluir
  23. Eu simplesmente amoooooooooooooooooooo esse livro
    Ele é maravilhoso, principalmente quando vem as lembranças de Mia.
    Mas o segundo PARA ONDE ELA FOI vai ser ainda melhor e espero que você goste bastante.
    Não chorei lendo o livro não, mas quando assisti o filme onde ela aparece tocando o instrumento junto com a familia e o namorado, eu fiquei bastante mexida. Achei lindo pra falar a verdade. Espero que deem continuação para o filme. Estou até sentindo falta de assistir.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-para-todos-os-garotos-que-ja.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana!
      Também achei Para onde ela foi muito melhor que o primeiro livro e me emocionei demais com o filme. Impossível não chorar né?
      Beijos

      Excluir
  24. O livro é emocionante mesmo. Mas deve te confessar que gosto mais de "Para onde ela foi". Acho que a autora conseguiu desenvolver melhor os personagem no segundo livro.
    Já o filme, eu tenho minhas ressalvas. Não por ser um adaptação, mas pelas interpretações.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda.
      Também gostei bem mais do segundo livro. Acho que ficou em mais interessante que o primeiro.
      Beijos

      Excluir
  25. Oi Carol, parabéns pela sua resenha! Eu chorei horrores vendo o filme e lendo o livro, também achei a adaptação muito fiel. Eu sou uma chorona, me emocionei muito com a história da Mia, acho que para mim a parte mais triste foi quando ela descobriu que o seu irmão tinha morrido ): , história incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketrin!
      O filme é emocionante mesmo né? Uma adaptação bem fiel, não tem como não se emocionar.
      Beijos

      Excluir
  26. Meu deus, esse livro! <3 A autora pegou meu coração, jogou no chão e pisou em cima!!!!!!!!!!!! Eu sofri demais lendo, achei tudo muito bem escrito, e os personagens <3<3<3 Impossivel não amar! Também achei o filme ESPETACULAR! A trilha sonora é incrivel, e o ator que faz o Adam? Decidi que vamos casar em novembro, ta convidada! Eu entendi que você esperava mais romance, mas eu acho que se tivesse mais ia ter ficado meio doce puxa-puxa, achei legal ter esse foco no drama familiar!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha com certeza não vou faltar nesse casamento! Achei muito legal também todo o drama familiar deles, levou toda a emoção da história pra outro nível! A trilha sonora é mesmo incrível né? Eu amei!
      Beijos

      Excluir
  27. Eu ainda não assisti o filme ou li o livro, mas tenho muita vontade de fazer os dois. Só vejo elogios sobre a trama, e quase chorei com o trailer, então sei que vou amar a leitura. hahaha
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa! É uma história emocionante, espero que você veja o filme ou leia o livro logo e goste!
      Beijos

      Excluir
  28. Oi, tudo bem?
    É ruim criar muitas expectativas né?
    Eu já assisti o filme e por gostar bastante comprei o livro, mas ainda não li, e essa é a primeira foto que vejo dele aberto. Que lindo! O meu não tirei da embalagem ainda.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica!
      Pois é, é um saco quando a gente cria expectativas demais, né?
      O livro todo é lindo mesmo, as páginas são puro amor! Espero que você leia em breve e goste!
      Beijos

      Excluir
  29. Eu estava com muita expectativa nesse livro, mas não foi tudo que esperava, pela primeira vez, achei o filme melhor que o livro!! A diagramação é linda hein??? O meu é e-book!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Bom saber que eu não fui a unica a achar isso.
      A diagramação é linda mesmo né?
      Beijos

      Excluir
  30. Oi Carol! Eu quero muito assistir ao filme, acho que essa história deve ficar muito boa na telona! Adoro histórias que transitam entre o passado e presente, acho que ficam bem dinâmicas!
    Vou aguardar o filme para decidir se leio o livro ;)

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Eu particularmente gostei bem mais do filme. Espero que você veja em breve e se anime a ler o livro com ele.
      Beijos

      Excluir
  31. Oi, Carol!
    Eu tenho esse livro e a continuação dele na estante, mas ainda não tive coragem de ler. Histórias trágicas não é definitivamente meu estilo e eu sempre evito. Acho que esse livro não conseguiu me deixar tão curiosa, talvez eu leia mais para frente! Adorei a resenha e as fotos ficaram lindas! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      O primeiro livro é bem trágico mesmo. Se você não curte histórias assim melhor partir pra outra. Quem sabe o segundo? Ele é bem menos triste que o primeiro, talvez você goste!
      Beijos

      Excluir
  32. Eu amo se eu ficar, mas é um livro que me pareceu melhor em filme. Como roteiro funcionou muito bem, leia para onde ela foi. Me surpreendi muito, e de forma positiva.
    Adorei as suas fotos, e o post ficou muito bem organizado ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segundo livro já li e achei bem mais legal Angel!
      Amei seu comentário, muito obrigada!
      Beijos

      Excluir
  33. Achei sua resenha muito bem escrita e desenvolvida! Bom, a leitura de Se eu ficar não foi a mais proveitosa que eu já tive, não foi ruim, mas náo foi o que eu esperava, como você, criei muitas expectativas e as mesmas náo foram alcançando... ;)

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luan, um saco quando a gente cria expectativas demais né?
      Mas obrigada pelo comentário fofo!
      Beijos

      Excluir
  34. Nem sei se gostei mais do livro e do filme... foram experiências diferentes, mas amei as duas. Não achei o filme tão fiel ao livro, acho que mexeram um bocado na personalidade dos personagens, tipo dos pais da Mia, o que acabou alterando a relação entre eles também. Chorei metade do filme! rs... Minha decepção mesmo veio com Para onde ela foi... sei que você deixou como assunto para outra postagem, mas já deixo meu desabafo de que preferia que ele não existisse! hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  35. Oie, tudo bom?
    Assim como você eu também gostei da história, mas também tive minhas ressalvas. Não consegui me emocionar durante a leitura e a Mia me irritou muito. O que mais gostei na leitura foi a relação familiar da Mia.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olá! Eu ainda não li esse livro, somente Apenas um dia, mas tenho receio, inclusive de assistir ao filme. Apenas um dia tem uma boa história, ele ainda esta na lista, acredito que ainda vá levar um tempo para mim pegar ele para leitura. =D

    ResponderExcluir
  37. Olá, tudo bem?

    Quando o livro foi lançado fiquei em cólica de vontade de ler o livro,dai quando saiu o filme eu queria assistir também, mas quando li bastante resenhas negativas, de pessoas decepcionadas e quando a história se tornou batida pra mim, desisti da leitura e nem sei se irei voltar a ter vontade de fazer a leitura dos dois e assistir ao filme.

    Enfim flor, sua resenha ficou ótima.

    bjs

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir