Oi pessoal!
Na última terça falei um pouquinho para vocês sobre o livro "Se eu ficar" e hoje vim contar o que eu achei da continuação dele, o livro "Para onde ela foi".


**Atenção, esse post contém alguns spoilers do livro "Se eu ficar"**

Quando li o primeiro livro, já tinha comprado a continuação e pra mim era obvio que Mia tinha escolhido ficar. Neste segundo livro acompanhamos Mia e Adam três anos depois do acidente. Adam agora é um rock-star de sucesso e está prestes a ir para a Europa para uma turnê com a Shooting Star. Mia por sua vez conquistou uma carreira incrível como violoncelista deste que entrou para Juilliard. Porém, eles não estão mais juntos.

O livro começa com um dia comum na vida de Adam, onde ele tem que dar uma entrevista, fazer algumas gravações e se preparar para viagem. Ele não é mais o garoto alegre e animado que vemos no primeiro livro, e vive agora viciado em remédio e revoltado com quase tudo. Seria mais um dia comum se ele não estivesse em Nova York, na mesma cidade que Mia, e se ele não tivesse decido ir vê-la tocar. Naquela noite, Mia tem uma apresentação, e Adam resolve ir vê-la. Afinal, qual seria o problema? Ele se sentaria longe, ouviria ela tocar, iria embora e ninguém jamais saberia que ele esteve ali. O problema é que um dos rapazes que trabalham no teatro acabam reconhecendo, e quando Mia ouve os boatos de que ele estaria ali, ela imediatamente pede para que levem ele até o camarim depois da apresentação. Depois do encontro no camarim, Mia sai na rua atrás de Adam e os dois, por não terem muito tempo até que cada um volte a seguir seu caminho novamente, decidem passar uma noite juntos andando por Nova York.

Meu primeiro impulso não é agarrá-la, beijá-la ou gritar com ela. Só quero tocar seu rosto, ainda corado pela performance de hoje. Quero diminuir o espaço que nos separa - medido em passos - não em quilômetros, não em continentes, não em anos -, e colocar meus dedos calejados no seu rosto... Mas não posso tocá-la. Esse é um privilégio que não existe mais.

Eu tenho que confessar que depois da pequena decepção que tive com Se eu ficar, não estava tão curiosa para saber o que aconteceria com os dois. Mas como eu gostei muito da escrita da Gayle, resolvi dar uma chance para "Para onde ela foi" e gente, foi uma surpresa muito feliz. Gayle trouxe para o segundo livro todas as coisas boas que encontramos no primeiro, como uma escrita simples, gostosa e dinâmica, mas agora toda parte emocional está focada no relacionamento de Mia e Adam, em como isso mudou a vida dos dois e em como isso contribuiu para que eles chegassem onde eles chegaram.

Depois do acidente, Mia se focou completamente em sua música para escapar da dor de ter perdido sua família. Adam, por sua vez, apesar de todo ressentimento que ele carrega, continuava com a banda fazendo cada vez mais sucesso e trabalhando cada vez mais nisso para aumentar o seu público. Demora um pouco até a gente conseguir entender o porque Adam estar se sentindo tão revoltado e o porque Mia parece estar tão...diferente!  Com o passar da história, e das lembranças que Adam e Mia vão trazendo durante aquela noite, podemos perceber o quão inevitável seria esse distanciamento dos dois, mas também vamos vendo reacender dentro dos dois o sentimento lindo que eles sempre tiveram um pelo outro.


Eu fiquei muito feliz em ver nos comentários do post de Se eu ficar que não fui a única a preferir o segundo livro. A cada página eu ia me apaixonando cada vez mais por Adam, suspirando ao ver o desenrolar da história dele e de Mia e fiquei tão feliz porque Gayle deu para eles o final que eles mereciam. Apesar de muitas vezes Mia parecer mesquinha demais, e também termos muita raiva de Adam agir como um rebelde sem causa, no final do livro tudo fica esclarecido, e a gente fica com aquela sensação de "Ufa, ainda bem que foi por isso!".

Os flashbacks ainda estão presentes no meio da narrativa, que desta vez é feita por Adam, mas são menos frequentes que o primeiro livro e nos mostram alguns acontecimentos depois do acidente de Mia. O começo de alguns capítulos trazem alguns trechos de músicas da Shooting Star, detalhe que eu achei sensacional. Mais uma vez a diagramação do livro ficou incrível, e os detalhes com as partituras nas páginas continuam. Apesar de toda beleza de dentro do livro, a capa achei bem sem graça, mas acho que isso é um gosto pessoal meu, porque eu detesto capa com rostos. :P


Assim, apesar de Se eu ficar ter suas ressalvas, Para onde ela foi conseguiu superar o primeiro livro e fazer com que eu ficasse suspirando pelo amor de Adam e Mia. Acho que nesse segundo livro Gayle Forman acertou a mão e superou muitas expectativas! Estou louca agora para ler outros livros dela, e espero que sejam tão bons quanto esses!

Agora quero saber de vocês! Já leram "Para onde ela foi"? Também ficou mais feliz com o segundo livro do que com o primeiro? Me contem tudo!
Espero que vocês tenham gostado, pessoal!
Um beijo e até a próxima.

53 Comentários

  1. Oii,
    Ah eu até gostei do primeiro, mas realmente o pessoal super comenta do segundo.
    Tenho ele por aqui, mas está na fila, curiosa para ler do ponto de vista do Adam. Creio que isso agita mais as coisas, daí a opinião...

    Lindas as fotos!

    Seguindo aqui, adorei seu blog :D

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!
      Se você gostou do primeiro tem que ler o segundo! É ainda melhor.
      Obrigada pelo comentário fofo!
      Beijos

      Excluir
  2. Acredita que eu ainda não li nenhum desses livros? Não sei se iria gostar, e tenho medo de comprar e acabar não terminando de ler, sabe... Mas não digo nunca, pois pode ser que em uma oportunidade eu leia. Adorei a resenha, e fico feliz que o segundo livro tenha compensado o primeiro. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse!
      Pois é o segundo compensou mesmo!
      Tente ver o filme do primeiro, quem sabe você não goste e se empolgue com a leitura?
      Beijos

      Excluir
  3. Olha eu li o livro ano passado e tenho que confessar que amei essa série.
    Não é atoa que a Gayle Forman se tornou uma das minhas autoras favoritas.
    Eu amei a maneira como ela desenvolve suas histórias, principalmente de Apenas um Dia que me deixou hiper angustiada hahahaahah...Mas espero ter a oportunidade de fazer a leitura agora do novo que tá para sair da Editora Arqueiro. Estou super curiosa.

    E olha parabéns pela sua resenha. Sem contar que tu escreve muito bem.
    Simplesmente amei =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-amarantha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana!
      Gayle também me ganhou com esses dois livros. Ainda não li nenhum outro dela, mas com certeza espero ler em muito breve!
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Ainda não li o segundo livro, mas assim como você espero que a leitura me agrade. Tenho lido muitas resenhas sobre o livro, e vejo que a maioria prefere o segundo.
    Adorei sua opinião e os pontos que você ressaltou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.
      Espero que você consiga ler ele em breve e goste tanto quanto eu!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi linda, tudo bem?
    Li seu post sobre o Se Eu Ficar e sabia que você ia gostar bem mais desse livro!
    Eu li esse sem muitas expectativas também e fui surpreendida, acho que a história está muito mais emocional e convincente eu conseguir me conectar bem mais com os personagens nesse segundo livro!
    Em breve vou ler o novo livro da Gayle e espero gostar bastante!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara!
      Depois de me decepcionar com o primeiro, parti pra esse com pouquíssimas expectativas e também me surpreendi! To louca pra ler outro livro da Gayle e também espero amar!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi! Não senti interesse em nenhum dos dois livro, então, vou aguardar para ver ao filme. Achei o enrendo chato, ou eu estou muito nojenta no momento, mas, enfim, não curti... Deve ser coisa de fase.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!
      Espero que você consiga ver o filme e que ele te agrade. Mas gosto é gosto né? Haha Não dá pra agradar a todos sempre.
      Beijos

      Excluir
  7. Eu não gostei do primeiro livro, não me apeguei aos personagens nem nada. Mas o segundo eu amei! Achei que a historia teve muito mais romance, ação, amor, animação etc.<3


    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gostei tanto assim do primeiro, mas o segundo sem dúvidas ganhou meu coração.
      Beijos

      Excluir
  8. Oiii!
    Ainda não li Se eu ficar, mas ouço muitas pessoas elogiando mais Para onde ela foi. Espero ler em breve para conferir por mim mesma o porquê dessas opiniões.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Espero que você consiga ler em breve eles, e goste tanto quanto eu!
      Beijos

      Excluir
  9. Eu gostei desse livro mais que do primeiro. No entanto, não o coloco como um livro espetacular. Mas levando em conta a escrita da autora e o público, acho que o livro cumpre a que se propõe.

    Adam é um personagem mais carismático que Mia, para mim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda,
      também gosto muito mais de Adam, sabia? Neste segundo ele ganhou meu coração!
      Beijos

      Excluir
  10. Oie como vai?
    Então não tive ânimo pra ler nem o primeiro kkk quem dirá esse, como tinha dito no outro eu até vi o filme ( não todo mas vi) a história parece bem emocionante mas tenho receio de livros de romance sabe? bem bacana sua resenha e seu ponto de vista, gostei das fotos também mas infelizmente romances assim não são meu forte.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paac.
      Uma pena que você não goste de livros assim. Mas de qualquer forma obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi ^^
    Eu gostei do primeiro livro, só me incomodei com o final repentino que me deixou com sensação de que faltavam páginas no meu livro hahah

    Tenho o segundo na estante, mas ainda não me animei para lê-lo, na verdade até comecei, mas parei por ter outras leituras pendentes que eram prioridade!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, espero que você consiga ler este segundo em breve e goste tanto quanto eu da leitura. É ainda melhor que o primeiro.
      Beijos

      Excluir
  12. Ainda não li o anterior, mas quero muito. Quase chorei com o trailer do filme, então imagina o que eu vou achar da leitura. <3
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu adoro essa capa e a capa do primeiro livro também. Mas, simplesmente, não consigo ter vontade de lê-los. Quando saiu o filme até me deu certa curiosidade, mas nada de mais. Quem sabe um dia eu lei, mas não agora.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!
      Espero que você leia o livro um dia e goste da leitura tanto quanto eu!
      Beijos

      Excluir
  14. Entre os dois da autora, esse foi o menos ruim. Por exemplo, o livro traz muita coisa desnecessária sabe? Quando lançou o livro, fiquei louca para ler, todo mundo dizia que era muito bom, quando li... não foi isso que ocorreu ): Gostei da sua resenha, muito boa.
    Bjs
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luanna, uma pena que você não tenha gostado tanto assim. Mas ainda bem que você achou melhor que o primeiro. Rs.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  15. Olá; gostei muito da resenha. Na maioria das resenhas que li, o segundo livro foi considerado melhor e mais apaixonante que o primeiro. Tanto que até leria os dois.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Com certeza o segundo é bem melhor. Espero que você consiga ler os dois em breve e goste deles tanto quanto eu! Beijos

      Excluir
  16. Oi Carol, tudo bem?
    Tenho os dois livro e não li ainda, mas achei bom saber que o primeiro superou o segundo.
    Tenho da Gayle Apenas Um dia, que também não li, e estou aguardando chegar o novo e como é de parceria vou ler e finalmente conhecer a escrita dela.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica!
      A escrita da Gayle é muito gostosa! Espero que você goste!
      Beijos

      Excluir
  17. Olá tudo bem
    Como não li o livro Se eu ficar não li sua resenha :(
    Adorei as fotos que vc postou
    Estou tentando me preparar para leitura desses livros rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá flor!
    Nossa amei a resenha...eu não cheguei a ler o primeiro livro "Se eu ficar",mas assisti o filme e já adicionei o dois na minha listinha de leituras.
    E essa resenha só fez aumentar a vontade de ler os livros.Confesso que não vejo a hora de terminar o que estou no momento lendo,para que possa ler eles.
    Beijinhos!!!

    lifefemininna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li Se eu ficar porque (para ser sincera) ele não me atraiu, mas o segundo livro me pareceu muito bom, um bom romance é sempre bem vindo e pelo segundo livro lerei o primeiro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Eu infelizmente ainda não li, o livro nao me chamou tanto a atenção. Li o primeiro de maneira arrastada então preferi ainda nao me arriscar no segundo.
    Bjos e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li os livros, mas minha colunista leu o primeiro e amou tanto que ainda quero ler, hehehe. Bela resenha e adorei suas fotos! Muito sucesso pro blog. :)

    ResponderExcluir
  22. A Gayle arrasa nos livros que já li dela!
    Dela só li Apenas Um Dia e tô começando Apenas Um Ano.
    Assisti Se eu Ficar e achei super emocionante.
    Muito legal Para Onde Ela Foi ter te impressionado ainda mais.
    Isso é ótimo, acho que o medo do leitor é o segundo livro "estragar" com primeiro.
    Bjos, Carol.
    http://anamatosferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Muito bom! Me deu vontade de ler! Sua escrita é inspiradora!

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Eu adorei esse livro, mais que o primeiro esse de uma forma estranha foi doloroso enquanto eu lia. Para onde ela foi me fez entender que nós somos capazes de destruir outra pessoa de forma tão profunda que ela pode se tornar irrecuperável, infeliz e sem esperanças.

    ResponderExcluir
  25. Oi Carol!
    Esse não é o meu tipo de leitura preferida, gosto mais de literatura fantástica! :)
    Mas achei muito legal o fato de você e outras pessoas terem achado o segundo volume melhor que o primeiro, porque normalmente nos decepcionamos com continuações, né? Essa é uma boa exceção :)

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Como eu disse no primeira resenha, eu não tenho muita vontade de ler porque eu odiei o filme hahaha. Vi varias resenhas sobre essa obra alguns diziam que a obra foi mais do mesmo, outros não curtiram o drama todo e pessoas como você curtiram mais esse livro.
    Eu ainda não tenho vontade de ler. Mas fico feliz que tenha sido ótimo para você!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  27. Adorei a resenha, está muito bem escrita e desenvolvida! Em relação ao livro, sinceramente, vai demorar um pouco para ler a continuação. mas confesso que fiquei curioso, eu gostei de "Se eu ficar", mas não tanto, mas pelo que disse, "Para onde ela foi" é muito melhor, portanto, já estou curioso!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Carol
    Eu não fiz a leitura desse livro ainda porque me decepcionei demais com o primeiro, e a sua resenha até me animou mais. É bom saber que Para onde ela foi supera e não deia a deseja co seu antecessor.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?

    Li o primeiro livro dessa duologia no fim do ano passado e gostei muito, muito mesmo, fiquei horas pensando o que aconteceria após ela ficar, mas até agora não li o segundo livro, mas gostei muito de saber os rumos que a história toma depois do acidente, eu adorei a sua resenha, e vou ficar de olho nas livrarias virtuais, pois esse livro ta sempre na promoção.

    Beijos.
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Carol, tudo bem? Não li "Para Onde Ela Foi", e sinceramente, não tenho vontade. Não curti "Se Eu Ficar", na verdade, fiquei bastante decepcionada, por ter esperado tanto dele. Não consigo me envolver com o drama da Mia, e não consegui acreditar no casal... então acho que a leitura desse livro não funcionaria para mim. Mas concordo com você, a narrativa da autora é bem fluida e gostosa, e se você gostou desse, eu recomendo bastante "Apenas Um Dia", que ao contrário de "Se Eu Ficar" eu gostei bastante e consegui me envolver com a história e os personagens.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  31. Eu amei Se eu ficar, e odiei completamente Para onde ela foi. Pra mim ele não fez sentido até agora. Fiquei com muita raiva com o caminho que as coisas tomaram. Mas que bom que você gostou, que considerou uma ótima surpresa.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  32. Eu devo ter sido uma das poucas pessoas que gostaram de Se eu ficar e do Para onde ela foi. Mas assim como você, achei o segundo melhor! E falando nisso sou apaixonada nas páginas do livro.
    Não sei se você lembra que eu coloquei no blog esse livro na categoria "amor selvagem" de uma tag que criei: explico; as cenas retratadas entre os dois e o modo que o Adam apareceu no começo do livro fez com que pra mim o livro se tornasse um tipo de amor selvagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Oie!!!
    Já li os dois livros e sem comparação, Para onde ela foi é muito melhor.
    Achei que Se eu ficar deixou muitos buracos que foram preenchidos por esse segundo e os personagens estão muito mais maduros apesar de eu ter ficado com bastante raiva do Adam no começo e mais ainda da Mia.
    Amei sua resenha, disse tudo o que eu penso e sinto sobre esses livros.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oiii
    Tenho que confessar que estava adiando esse livro por causa da decepção com o primeiro (me conta quem não fez/está fazendo isso? hahaha) Mas agora, depois de ler sua resenha, vou pegar para ler. Parece que nesse o negócio vai render hahahaha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  35. Olá! Eu não tinha muita vontade de ler a série pelos comentários negativos que li a respeito do primeiro livro. Mas, lendo a sua resenha, conheci a história do segundo livro e gostei muito do enredo! Acho que a autora deve ter sido muito mais feliz rs Fiquei com bastante vontade de ler. Acho que darei uma chance =) Que bom que você se surpreendeu. Beijos!!

    ResponderExcluir
  36. Oi, Carol!
    Eu me decepcionei com Se Eu Ficar, esperava muito mais por causa do boom que a NC fez em torno dele. O filme é infinitamente melhor que o livro, fato! Em relação à continuação, fiquei com medo de ler, mas já vi várias opiniões como a sua dizendo que a continuação vale a pena. Meu receio é estragar a imagem que tenho do Adam, sabe? Mas ainda vou criar coragem pra ler.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  37. Oi, Carol!
    Eu não li o primeiro livro, me joguei logo no filme. Gostei muito do filme, mas desanimei de ler o livro, pois vi muitos comentários negativos. Porém, quero muito ler esse segundo livro, pra saber como segue a história desses dois. Pelo que vi esse segundo é bem melhor que o primeiro, e claro, depois de tudo que eles passam, um afastamento era previsível, até para que amadurecessem e ela se curasse um pouco de tanto sofrimento. Espero conferir a história logo.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir