Oi pessoal!
Hoje vim fazer uma sessão #desabafo.

Certa vez fiquei indignada ao ouvir que o hábito da leitura era uma coisa solitária, mas há um tempo atrás me ocorreram duas curiosas situações que provam como livros podem aproximar pessoas.

Fonte: Google

O meu livro preferido e a coleguinha odiada.

Certo dia estava eu a caminho do ponto de ônibus para ir para casa e, assim que cheguei ao ponto percebi que o único lugar vazio para sentar era do lado de uma mocinha que trabalha no mesmo departamento que eu. Eu torci o nariz porque nunca fui com a cara dela, apesar de cruzar com ela nos corredores quase todo dia. Sabe quando você não vai com a cara da pessoa, mesmo sem conhece-la? Então... Nunca troquei nada além de "Oi", "Bom dia" com ela, mas sempre achei que ela tinha uma carinha de nojo. Mas, já que aquele era o único lugar disponível e o ônibus ainda demoraria uns 15, 20 minutos, coloquei meus fones de ouvido para não ser obrigada a puxar papo com ninguém e fui me sentar do lado da coleguinha.

Eis que, quando me sentei, vi que ela estava toda concentrada em um livro e, como leitora curiosa que sou, fui logo tentar descobrir que livro era. Qual não foi a minha surpresa quando descubro que ela estava lendo nada menos que "Comer, Rezar, Amar", vulgo meu livro preferido ever? Na hora me espantei. Como uma pessoa como ela podia ter um gosto tão bom para leitura? Vai ver ela não é tão chatinha quanto eu imaginei que fosse. Aí fiquei eu lá tentando descobrir que parte do livro ela estava, quando a mocinha virou pra mim e me pegou no flagra pescoçando a leitura dela. Na hora gelei, fiquei super sem graça e já ia dar aquele sorrisinho torto quando...

Ela: Ah, oi! É você. Eu estava tão concentrada no livro que nem vi você chegar aqui.

Eu: Que isso. Eu entendo. Esse livro é demais mesmo. A gente não consegue largar, né?

Ela: Exatamente! Eu nunca fiquei tão ligada num livro como estou nesse. Parece que a Liz escreveu o livro pra mim, como se me conhecesse...

Eu: Eu tive a mesma sensação quando eu li!

~E ficamos falando sobre o livro e como ele é incrível até o meu ônibus chegar~

Moral da história: A mocinha que eu achava que era chata e irritante, não era tão chata assim. E se não fosse eu pegar ela lendo um livro que eu amo, nunca ia parar para conversar com ela, e tirar a má impressão que tinha.

A coleguinha da escola que ressurge no Facebook.

Uns dias depois da historinha acima, fui para São Paulo e chegando lá tinha um livro lindo me esperando. Tava tão ansiosa para lê-lo que fui logo tirando fotinho e postando no Instagram. E vocês sabem como é rede social né... Sempre tem aqueles seguidores que você conhece há tempos, mas não conversa há mais tempo ainda... E aí qual não foi a surpresa que na foto em questão, uma garota que estudou comigo na 8ª série (há mais de 10 anos atrás) foi comentar, falando que estava ansiosa para ler aquele livro também, que estava esperando o lançamento, não sabia que já tinha saído e etc. Eu respondi educadamente e pensei: "Nossa, nunca imaginei que fulana pudesse gostar dessa série também".

Mas aí qual não foi a surpresa que, nessa semana, abro meu facebook e tinha uma inbox da pessoa em questão me agradecendo por ater "avisado" que o livro já tinha saído, que ela já estava na metade da leitura e queria conversar com alguém sobre o livro porque tava tudo muito emocionante. Eu na hora fiquei surpresa. Estava sem falar com ela há tantos anos e de repente surge um assunto tão legal pra conversar, Eu na hora falei que ainda não tinha começado a ler o livro pra valer mas assim que o fizesse avisava. E obvio que assim que terminei de ler o livro corri pra ir discutir com ela. Por sorte ela já tinha terminado de ler também e estávamos surtadas com o final.

Moral da história: Um livro pode fazer você se reaproximar de pessoas que você não via a tempos, pessoas que fizeram parte da sua vida e que você perdeu o contato.


Então pessoal... Vamos deixar de lado essa história de que ler é uma coisa solitária. Não, não é! Além de nos fazer conhecer novas pessoas que também adoram ler, a gente acaba se aproximando de pessoas que nós conhecemos, mas que ao descobrir esse interesse em comum, acabam virando (ou voltando a ser) amigas.

E você? Tem alguma história assim? Quero saber! Conta aqui nos comentários de algum livro já te fez se aproximar de alguém, ou das amizades que você criou por causa de livros! Quero montar um post bem lindo com depoimento de vocês também, topam?
Beijos e até a próxima, pessoal!

20 Comentários

  1. *-------------* só amor nesse post!!!
    Eu preciso mesmo desapegar de preconceito com certas pessoas!!! A gente descobre cada coisa quando resolve dar uma chance pra elas né?!
    Parabéns amiga pelo post, amei!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, que bonitinho! <3 Eu não tenho nenhuma história fofa assim, mas adorei a sua. Na vdd, minhas leituras acabam atraindo pessoas malucas com idéias malucas, eu conheci um cara num ônibus uma vez, q não entendi até hoje o que aconteceu. Hauhauhauahu. Preciso rever minhas leituras. Hauhauhauhaua

    ResponderExcluir
  3. Há um tempo atrás, num evento cultural de músicas, artes e poesia, conheci o amigo de uma grande amiga. Minha amiga é daquelas que tenta me apresentar para os seus melhores amigos, numa tentativa de me tirar do círculo dos solteiros, rsrsrsrs.
    Fomos apresentados e ela disfarçadamente me diz ao pé do ouvido: “caramba, era ele que faltava te apresentar!”. Fiquei meio envergonhada na hora, mas logo percebi que eu estava completamente fascinada e atraída por aquele homem charmoso, cheio de bom gosto musical e cultural, músico e cheio de personalidade, o tipo do cara que você se apaixona de cara. No final do evento, saímos para tomar aquela típica rodada de cerveja saideira e foi aí que pudemos trocar telefone e facebook, mas nada aconteceu, apenas olhares avassaladores. As mensagens e telefonemas, ficaram a cada dia mais intensos e com isso a necessidade de nos encontrarmos pessoalmente para ver o que no que daria. Ele morava no mesmo estado que eu, mas em cidade diferente e por conta da rotina diária, esse encontro acabou demorando muito mais do que a gente queria. Enfim, nos encontramos e nos devoramos apaixonadamente, como se já nos conhecêssemos há muito tempo, uma ligação que até hoje não consigo explicar. Ele voltou para a sua cidade e retomamos o contato por telefone e facebook. Ele , um verdadeiro poeta, me mandava mensagens com suas referências poéticas, literárias e também, suas poesias e me questionava por ainda não ter escrito nenhuma poesia pra ele. De fato, eu nunca tinha escrito nenhuma poesia e tinha medo de escrever sem sentido, mas me senti obrigada em fazê-lo, retribuindo todas as lindas mensagens que ele me enviava.
    Inspirada no dia que finalmente nos encontramos, escrevi:
    Vou te contar um segredo
    Meu coração estava tão gelado
    quanto os dias e noites no Ártico
    E assim de repente como o sol surgindo
    meu corpo foi esquentando
    esse calor penetrando e me consumindo
    Meu corpo se encheu de desejo,
    lembrando do cheiro, abraço e o beijo
    das palavras saindo pelos olhares
    da boca molhada de tanto anseio
    A respiração ofegante parecia um vendaval nos ouvidos
    A pele arrepiada me invade de calafrios
    sensação sem muita explicação
    que me tortura e me alucina de tesão.

    Depois de um tempo, sem nenhuma explicação, nos afastamos e acabamos perdemos o contato, mas ele foi tão importante para mim, que sempre me lembrarei dele com carinho. Ele me apresentou a um universo, em que eu desconhecia ou apenas temia e com isso, já publique alguns poemas meus em antologias poéticas, conheci escritores e poetas do Brasil inteiro, enfim me descobri.

    Então, livros não só te aproxima de pessoas, como te aproxima de si mesmo.
    Amei o seu conto e me identifiquei assim que comecei a ler, por isso resolvi compartilhar uma das histórias que tenho, em outra oportunidade, compartilho uma outra! :-*

    Meryellen Rangel.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as situação que você passou, principalmente da colega que você não ia com a cara, hahaha. Viu, nunca julgue um livro pela capa, digo, uma pessoa. :P
    Ler realmente aproxima mais, é assim comigo e minha irmã, ela está sempre me pedindo dicas de leituras e vem na minha estante pegar algo. E falo isso porque nós temos uma diferença de oito anos, então não é como se tivéssemos muito em comum e tal.
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Ownnn adorei o texto. É muito legal quando isso acontece. Eu não me recordo no momento de nenhuma história assim, mas vejo que as pessoas se interessam por nós quando estamos com um livro na mão, dá uma coisa boa, né? Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  6. Oi, Caroool!
    Adorei o seu post, me identifiquei muito!
    O caso mais recente e talvez o mais importante é a criação do meu próprio blog. Conheci e tenho conhecido tantas pessoas maravilhosas por causa dos livros, sabe? Não importa se temos opiniões divergentes, discutir sobre uma história ainda é uma incrível maneira de ter pontos de vistas diferentes do seu acerca do livro que você leu. Eu adoro e tenho certeza que os livros aproximam as pessoas. Fiz muitas amizades por causa dos livros e espero que isso se repita pelo resto da minha vida.
    Parabéns pelo post!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei suas histórias.
    Concordo com você, ler não é solitário.
    Eu já fiz amizade por causa de mesmo gosto literário.
    A leitura aproxima as pessoas e não as deixam isoladas.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Eu era bem preconceituosa em relação a leitura alheia com o tempo fui modificando muito isso principalmente depois que criei muitos amigos que amam ler romances e eu não kkk.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem com você?
    Que eu me lembre não tive algo parecido com isso, mas a leitura aproximou ainda mais eu e uma amiga, e até hoje não nos conhecemos, mas os livros nos deixaram ainda mais próximas sabe? Isso foi ótimo.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca conheci ninguém dessa forma, mas já conversei com várias pessoas nas livrarias que me viam escolhendo algum livro e já iam comentar alguma coisa. Uma vez, conversei com uma senhora que puxou papo comigo sobre um thriller - não lembro qual agora - e eu fiquei pensando como uma senhoria podia gostar daquele tipo de livro hahaha na época, eu não era tão ligada em redes sociais, mas hoje sinto pena por não ter pedido um contato dela. As vezes, me bate saudade dela e eu nem a conheço hahaha

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  11. Materializar a leitura nunca será uma ação solitária, pois estamos falando de dialogismo. Que texto lindo, o livro quebrando barreiras e construindo amizades. Isso já aconteceu comigo e fiquei feliz por as coisas não serem como eu estava pensando, me trouxe maturidade e até senti vergonha de mim por ter pensado mal da pessoa. Que postagem agradável essa! <3
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu concordo com você livros não afastam as pessoas e sim as aproximam, já conhecia bastante gente por causa de livros e eventos literários e é sempre tão bom poder conversar com alguém sobre algo que você esta lendo e compartilhar suas sensações <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Olá; muito bacana o seu post!!! Graças aos livros, consegui muitos colegas virtuais, pessoas que encontrei em grupos de leitores nas redes sociais, tive muitas conversas legais graças a isso.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Adorei o post e sempre ouvi isso de muitos colegas de trabalho, até que um dia falei que encontrava com outros leitores, que fazia amigos através das minhas leituras, a opinião deles começou a mudar, de certa foi isso, mas no decorre do tempo conseguiram nota que os livros também aproximam as pessoas e que não é nada solitário...
    Acabei lembrando de outra coisa também, esses dias comecei a ler um livro e um amigo blogueiro tava lendo o mesmo, começamos a ler juntos, cada capítulo lido um comentário, o que achamos de cada ação, detalhe eu nem conversava tanto assim com ele... mais uma vez a leitura aproximando as pessoas...
    Adorei o post de verdade.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Eu sou extremamente tímida, quieta e reservada, mas se tem um assunto que adoro falar é sobre livros, se a pessoa tentar puxar assunto comigo para falar sobre o que estou lendo na hora... É tão bom quando nos identificamos com as pessoas através dos livros que vamos lendo. É empolgante!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu post!
    Comigo já aconteceram situações semelhantes. Fiquei inclusive amiga da mocinha que trabalha na livraria da minha cidade. Daí ela guarda marcadores p mim quando chegam novos!! <3

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Que absurdo isso de dizer que leitura é algo solitário!! Rum. Se fosse solitário eu não teria feito amizades tão lindas e verdadeiras como as que já fiz! Nem me aproximado de pessoas que eu nunca tive coragem de falar antes... Livros podem deixar a gente meio aérea, meio desligada desse mundo e jogada em outro (bem melhor), mas nunca solitária!
    Adorei seu post, muito bom mesmo! :D

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Aconteceu comigo, mas de uma forma diferente. Eu nunca fui de me aproximar muito das pessoas, então eu não tinha com quem conversar. O Vini era um garoto que fazia inglês comigo, já tinhamos conversado, mas nada muito profundo. Até o dia que ele me viu lendo Hush Hush e descobrimos que ambos amávamos livros.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Sempre bom encontrar outra pessoa com o mesmo gosto que o da gente, né?
    Eu mesma encontrei muitos amigos que partilham do mesmo gosto o que torna mais divertido o hábito de ler.

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Adorei sua postagem. Realmente a leitura aproxima as pessoas porque para mim é impossível ver uma pessoa com um livro e não querer saber o que ela está achando da leitura. Conheci amigos em vários estados por causa dos livros e vivo dando indicações aos meus amigos sobre livros bacanas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir