Assim como 90% dos brasileiros com até 40 anos, eu aprendi a ler com os quadrinhos da Turma da Mônica. Desde pequena sempre fui apaixonada pela turma do bairro do Limoeiro e seus companheiros. Quando soube então do projeto Graphic MSP, fiquei super animada e ansiosa para conhecer alguns lançamentos. Durante a CCXP 2015, soube então que o livro Laços, da Graphic MSP, iria virar filme, e no mesmo dia corri comprar o meu exemplar desta história pra finalmente conferir essa nova vertente da turminha.


Pra quem ainda não conhece, a Graphic MSP é um projeto da Mauricio de Sousa Produções, que surgiu a partir do projeto MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, e consiste no lançamento de algumas histórias dos personagens do Mauricio de Sousa feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistinhas que já conhecemos. A cada ano, 4 histórias são lançadas sobre um dos personagens já conhecidos e amados do universo Mauricio de Sousa.

Em Laços, acompanhamos a turminha em uma aventura cheia de emoções. Depois de tentar vencer mais uma vez a Mônica com um de seus planos infalíveis, Cebolinha chega em casa e encontra sua mãe abalada. O motivo? Seu cachorro, Floquinho, havia desaparecido. O menino rapidamente entra em desespero também e logo começa a fazer de tudo para achar seu cãozinho. Com a ajuda de seus amigos, Mônica, Magali e Cascão, ele começa então a espalhar pelo bairro alguns cartazes a procura de seu amigo canino, até que eles encontram uma pista e resolvem ir atrás de Floquinho por conta própria.

Parece ser um enredo simples. Mas por trás de cada quadrinho há um mar de emoções. Laços é uma história que vai falar sobretudo sobre amizade e os laços criados não só entre a turma, mas entre Floquinho e toda a família do Cebolinha. É impossível não se emocionar ao ver a turminha unida em uma missão tão nobre, e ver como essa amizade ainda consegue se fortalecer mais e mais após cada nova aventura.

Confesso que fiquei um pouco receosa em ler uma história da Turma de Mônica feita por pessoas de "fora". Estou tão acostumada com aqueles rostinhos tão familiares que não sabia o que esperar desta história. Entretanto, a Lu e o Vitor Cafaggi fizeram um trabalho tão perfeito, que eu não senti dificuldade, nem estranhei em nada sua história e ilustrações. Muito pelo contrário. Fiquei encantada pelos seus traços tão delicados e reais. E por alguns segundos pude até acreditar que estava vivenciando de fato aquela história com a turminha.


Como eu já disse no começo do post, a história de Laços vai virar filme. E o melhor! Vai ser o primeiro live-action da Turma da Mônica! Dá pra acreditar? Depois de tantos anos vamos ter finalmente rostinhos de pessoas de verdade interpretando esses personagens que a gente tanto ama! E enquanto o grande dia do lançamento deste filme não chega, só me resta correr para ler a próxima história da Turma da Mônica deste projeto da Graphic MSP, Lições, também de autoria da Lu e do Vitor Cafaggi.

E vocês, também são fã da turminha? Me contem aí nos comentários se já conhecem a história de Laços, ou alguma outra história deste projeto, se estão ansiosos pelo filme, ou não, ok?
Por hoje era isso, pessoal.
Um super beijo, e até a próxima!

Deixe um comentário