Fazia um certo tempo que eu não me apegava tanto com um YA, como me apeguei com essa última leitura que fiz. Já falei aqui no blog mais uma vez o quanto eu estava ansiosa para ler Para todos os garotos que já amei da Jenny Han, e ele foi sem dúvidas um livro que não decepcionou!


Lara Jen é uma garota de 16 anos bem comum. Ela mora com seus pais e suas duas irmãs, Margot e Kitty. Sua irmã mais velha, Margot, namora o seu melhor amigo e vizinho, Josh. Porém, quando ela sai de casa para ir para Escócia estudar, ela termina o namoro com o garoto, e Lara Jen fica um pouco receosa em perder o seu grande amigo por isso. Principalmente porque Josh, além de amigo e vizinho, é também sua paixão secreta desde o nono ano, e ela não queria que o fim do namoro dele com sua irmã o afastasse de sua vida. Agora ela tem que lidar com o fato de que é a responsável por cuidar da casa e de sua irmã mais nova, Kitty, e tentar manter Josh por perto apesar de Margot não estar mais ali.

Lara Jen tem uma mania peculiar de sempre escrever uma carta para os garotos por quem ela se apaixona, mas apesar de escrever estas cartas, ela nunca enviou nenhuma delas, sempre as guardou um uma caixa no formato de chapéu em seu guarda roupa. Até que um dia sua caixa desaparece, e todas as cartas que ela escreveu são misteriosamente enviadas aos seus destinatários. E aí começa a confusão. Entre os destinatários, estão Peter, um velho amigo de infância de Lara Jen, e Josh, seu melhor amigo, vizinho, e ex-cunhado. E quando Josh recebe a carta de Lara Jen e vai perguntar a ela sobre isso, ela resolve então inventar um namoro com Peter, para disfarçar o verdadeiro sentimento que ela tem por Josh.

 Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. (...) Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam

Essa é uma história que tinha tudo para ser bem clichêzinha, mas acabou sendo tão fofa, e trouxe tanto tapa na cara, que virou um dos meus livros favoritos! Lara Jen é uma garota comum. E quando eu digo comum, quero quiser beeeem comum mesmo. Ela é uma adolescente insegura, com seus medos e defeitos como eu, você ou qualquer garota de 16 anos poderia ter. Ela não sabe nada sobre o amor, esta assustada com toda responsabilidade que caiu em suas mãos depois que sua irmã saiu para faculdade, e para fugir de uma saia justa acabou inventando um namoro que não existia. Só eu me identifiquei com essa menina, gente? ~diferentona~

O fato de Lara Jen ser do jeito que é, é a grande sacada desse livro! Ela é uma protagonista tão real que durante a leitura nós percebemos que aquela é uma história que poderia ter acontecido (ou até esteja mesmo acontecendo) comigo, com você, com a minha melhor amiga, minha vizinha... Claro que a história ainda carrega alguns clichês básicos de todo YA, mas ainda conseguimos fazer diversas ligações com o enredo do livro e a vida real.


Confesso que durante a história senti um pouquinho a falta de Josh. Não sei se isso foi algo proposital da autora, mas achei que ele apareceria um pouco mais. Já quanto a Peter, fiquei muito surpreendida com ele! Apesar dele ser um típico garoto popular, jogador do time de lacrose da escola, ele tem algumas atitudes que fogem um pouco do clichê, e acaba deixando a gente bem surpresa ao longo da história!

Os capítulos são bem curtos, o que eu amei pois deu um dinamismo bem bacana à historia. E sobre o final... Meu Deus! Teve alguns acontecimentos bem surpreendentes, que me deixaram de queixo caído e ainda mais surpresa com a escrita incrível da Jenny Han. E claro que não podia terminar o livro sem deixar aquele gostinho de quero mais, e um gancho para a continuação não é? Se já estava desejando Ps. Ainda amo você antes de terminar o primeiro livro, agora então... Preciso dele urgente! E mal posso esperar para saber o que aconteceu com Lara Jen depois desse livro incrível!

E vocês, já leram Para todos os garotos que já amei? Me contei ai nos comentários o que vocês acharam, se querem ler um dia, o que esperam do livro, ok?
Um super beijo e até a próxima pessoal!

Um Comentário

  1. Só tenho ouvido falar bem desse livro amiga, agora com a sua resenha me deu ainda mais vontade de ler ele ♥
    Já entrou na minha wishlist kkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir