Gente, esses dias me deparei com um probleminha que hora ou outra qualquer blogueiro, escritor, vai se deparar: o tal do bloqueio criativo. Sim, isso acontece comigo, com meu vizinho, meus colegas, e se isso ainda não aconteceu com você, vai acontecer cedo ou tarde. É uma triste realidade, mas é algo que temos que encarar e aprender a lidar e driblar esse pequeno obstaculo quando ele aparece na nossa frente. E por isso, hoje vim dividir com vocês cinco coisinhas que eu costumo fazer para afastar esse bloqueio ou mesmo para ajudar a dar aquele UP na produtividade, e espero que isso ajude vocês a lidar com isso quando precisarem. Vamos conferir?



1 - Tome um longo banho...
Eu não sei para vocês, mas pra mim não existe nada mais inspirador do que um longo e relaxante banho. É sempre no banho que as ideias mais loucas, incríveis e criativas acabam surgindo e sempre que eu preciso pensar em algo, ou estimular a minha criatividade a primeira coisa que eu faço é tirar um tempinho pra tomar um banho bem relaxante, e deixar as ideias fluírem.

2 - Se livrar das tentações alheias
A procrastinação é a grande inimiga da produtividade. Isso não é segredo pra ninguém. E muitas vezes, o que achamos que pode ser um bloqueio criativo, nada mais é do que uma vontade de deixar pra depois aquilo que precisamos fazer agora. Isso acontece comigo sempre! Todo o tempo! É só eu lembrar de algo que eu preciso fazer, que no mesmo momento aparece um episódio de uma série nova que eu preciso ver urgentemente, ou me dá uma vontade incontrolável de ler aquele livro que está parado na minha estante há tempos, e eu sempre acabo deixando pra depois o que eu realmente tinha que fazer e acabo colocando a culpa no tal bloqueio criativo, sendo que a culpa é da minha procrastinação mesmo. Então, sempre que eu acho que estou com um bloqueio, tiro de perto quaisquer tentações que possam fazer eu deixar de lado o que eu realmente tinha que fazer pra descobrir se aquilo é bloqueio mesmo ou é só uma vontade maior de fazer outra coisa.

3 - Colocar uma playlist inspiradora
Assim como o banho, uma coisa que sempre me inspira muito é a trilha sonora certa. Eu sou uma pessoa movida à música e tenho uma playlist para tudo: dirigir, cozinhar, limpar a casa, ler, estudar, dormir... E claro que sempre que eu preciso me focar em determinada função, ou em fazer algo eu coloco uma playlist que me inspire, e faça eu me manter focada naquilo que eu tenho que fazer. Não tem segredo. É só descobrir o tipo de musica que te inspira e deixar o som rolar...

4 - Sair para descobrir coisas novas
Sair um pouco do ambiente comum e conhecer lugares e coisas novas podem ajudar. Muitas vezes uma coisinha nova, diferente daquilo que estamos habituados, pode acabar despertando em nós a criatividade. Seja uma paisagem diferente, uma música, um cheiro... Qualquer coisa que nos faça sair daquilo que nos é habitual pode ajudar.

5 - Inspira, Respira, Não pira!
Quando o bloqueio bate pra valer, nenhuma das dicas anteriores podem acabar funcionando. Quando a gente tenta de tudo e mesmo assim não consegue afastar o bloqueio e sair do lugar, a melhor coisa a se fazer é não pirar. Infelizmente bloqueio criativo é algo que vai aparecer sempre quando a gente menos espera, e as vezes o melhor a fazer é respirar fundo e esperar ele ir embora do mesmo jeito que veio, do nada. Então, ficar pilhada, se estressando quando ele não querer te abandonar por nada neste mundo não vai ajudar em nada, e pode só atrapalhar. Por isso, nesses momentos, respire fundo e acredite que uma hora você vai se livrar desse bloqueio!

Bom pessoal, então essas foram algumas dicas que me ajudam quando eu estou com algum bloqueio, e espero que ajudem vocês também. Me contem aí nos comentários o que vocês costumam fazer quando têm algum tipo de bloqueio, o que ajuda vocês a passarem por isso, combinado?
Um super beijo e até a próxima!

Deixe um comentário