Não é segredo para ninguém que eu sou super fã da Elizabeth Gilbert, né? Desde que li Comer, Rezar, Amar ela virou minha autora favorita da vida e, quando vi que ela tinha acabado de lançar um livro aqui no Brasil, eu não pude deixar que comprar e conferir esse livro de perto!



Nunca fui muito fã de livros de auto ajuda, e nem achei que eu fosse o tipo de pessoa que gostaria de ter uma vida criativa, mas quando peguei esse livro para ler, muita coisa faz mais sentido para mim. Grande Magia é um livro que fala sobre o que devemos fazer para ter uma vida criativa. Mas calma, não criativa no sentido artístico da palavra, e sim no sentido de fazer aquilo que te dá prazer. Se eu tivesse que definir este livro em apenas uma palavra, eu definiria como inspirador. E eu eu não esperava que fosse menos que isso (ainda bem que não me decepcionei). Durante todo o livro, Liz vai nos dando algumas dicas, dizendo o que ela faz para ter uma vida mais criativa, o que nós podemos (ou não) fazer para ter uma vida assim, muitas vezes nos dando exemplos com situações que ela mesma viveu, e isso que é uma das coisas que mais nos inspiram nesse livro. Porque se ela pôde fazer isso ou aquilo, porque eu não posso também?

Esta, acredito, é a pergunta central da qual depende toda a vida criativa: Você tem coragem de trazer à tona os tesouros que estão escondidos dentro de você?

O livro é dividido em seis partes, Coragem, Encantamento, Permissão, Persistência, Confiança e Divindade, onde em cada parte Liz explora um pouco melhor cada tema. Ela então começa o livro explicando  o que é ter uma vida criativa, como isso pode ser um pouco assustador, e o que faz nós olharmos para isso e ter medo. Isso foi sem dúvidas uma das coisas me deixaram encantadas com o livro logo de cara: o fato de Liz começar o livro falando da importância do medo e de como entender e lida com ele. Vale deixar claro que em nenhum momento ela nos diz para sermos destemidos, não mesmo! Mas sim defende que não devemos deixar esse medo nos segurar.



Em seguida, Liz nos apresenta esse mundo criativo falando sobre as ideias. Como elas surgem, como nós devemos recebe-las e nos deixar influenciar por ela. A cada página ela vai nos dando dicas de como abraçar uma nova ideia, cuidar dela, se permitir por esta ideia em pratica e deixar ela tomar conta de você. Por fim, somos lembrados da importância de acreditar nesta ideia que abraçamos, confiar nela, e na nossa capacidade de executa-la, e, principalmente, em como não desistir quando algo não dá certo.

Porque é isto que significa ser fiel a vida criativa: você tenta, tenta e tenta e nada funciona. Mesmo assim, você continua tentando, continua buscando, e, às vezes, no lugar e no momento mais inesperados, finalmente acontece.

É um livro motivador. Um banho de lições de como você pode e deve acreditar mais em si mesmo e correr atrás das coisas pelas quais você acredita. Terminei este livro completamente inspirada, e ainda mais apaixonada pelas histórias da Liz. Depois de Grande Magia tive certeza que ela é uma mulher que merece todo o sucesso do mundo!


Antes de terminar, vale lembrar que este é um livro de auto-ajuda, e que se você se propor a lê-lo, tem que estar preparado para uma avalanche de histórias motivadoras e conselhos. Por isso, não acho que é um livro que vá agradar muitas pessoas. Assim como Comer, Rezar, Amar não agradou. É um livro que você tem que estar disposto a ler, e entender a mensagem que ele quer passar. E principalmente, disposto a aceitar tudo isso também. Eu adorei, e espero que mais gente leia com essa intenção de tentar tirar alguma coisinha inspiradora destas páginas.

E vocês, já leram este livro ou algum outro livro da Liz? Me contem aí nos comentários o que vocês acharam, se gostam deste tipo de livro ou não, ok?
Espero que vocês tenham gostado.
Um super beijo, e até a próxima, pessoal!

Deixe um comentário