Quem nunca ficou com os olhos brilhando ao ouvir essa frase, esperando uma incrivel história a seguir dela? Todos nós quando crianças já ficamos maravilhados com alguma história que foi precedida pela simples frase: Era uma vez...
E qual não foi a minha surpresa ao ver no ano passado, uma nova série com o título: "Once Upon A Time". Claro que eu fiquei animadissima ao ver aquilo, e pensei: Vem coisa boa por ai. E então, fui atrás de Promos no Youtube e o veredito final foi dado: PRECISO BAIXAR ESSA SÉRIE!



Branca de neve, Pinochio, Chapeuzinho Vermelhor, Cinderela, João e Maria, A Bela e A Fera... Quem nunca ouviu uma dessas histórias quando criança? Todas são histórias que conhecemos, ou que achamos conhecer. Histórias que acontecemem um reino distante, com reis, rainhas, principes e princesas. Fadas madrinhas, magia, felizes para sempre... Quem nunca quis ao menos uma vez na vida acreditar que uma dessas histórias fosse real? E se elas forem?
É exatamente isso que "Once upon a time" põe a prova. Até onde essas histórias podem ser verdades? Até onde a versão que conhecemos é realmente a versão verdadeira da história?

A série mostra os contos de fadas por angulos totalmente diferente dos que conhecemos. De um modo que todas as histórias estão de algum modo interligadas, onde um conto de fada pode se dividir em várias outras histórias, histórias particulares de cada personagem. Isso tudo nos faz ver com outros olhos alguns acontecimentos que antes poderiam ser banais, ou mesmo entender porque um personagem é assim ou assado. Descobrimos então uma nova versão para esses conto de fadas, junto com uma imensa dose extra de capítulos e histórias omitidas em nossa infancia. Então o principe encantado era noivo quando conheceu a Branca de Neve? Os anões eram oito e não sete? O Zangado não chamava-se Zangado? O principe no fim nem era um principe legitimo... Isso se nos restringirmos a pensar apenas na história da Branca de Neve, que é tratada na série como a história "principal" e que foi contada em diversos episódios, cada um com uma certa particularidade, e ainda vai render muitos outros, com mistérios e histórias que ainda não foram reveladas, como por exemplo, o que a Branca de Neve fez para a Rainha odiá-la tanto? (Mistério esse que será relevado no último episódio desta temporada).


A verdade é que, essa nova visão que "Once Upon a Time" nos traz, muitas vezes acaba sendo não tão encantadora quanto a versão que estavamos acostumados. Porém isso não significa que a história tenha perdido sua beleza, sua magia. A história acaba sendo mais lógica, aproximando-se muitas vezes da nossa realidade. E é justamente esse um dos pontos que justificam o sucesso de "Once Upon a Time". A série nos mostra que, assim como na nossa vida, nem toda história está livre de seus problemas. Encontrar um grande amor pode não ser tão fácil assim, o felizes para sempre pode não ser tão fácil de ser alcançado, a magia, o poder, podem (e tem) o seu fardo, suas consequencias, que podem mudar para sempre o rumo de nossas vidas. Nem todas as pessoas que parecem boas são realmente boas, nem todos os monstros são completamente maus. Nem tudo é o que parece ser. Ninguém tem uma história linda e completamente perfeita. Ninguém é tão mau a ponto de não merecer o amor. Isso tudo é o que "Once Upon a Time" acaba nos mostrando por trás dos contos de fadas. E é isso que nos faz pensar que, por mais conturbada que a nossa história seja, não significa que devemos desistir de lutar para chegar ao nosso "Felizes Para Sempre". Significa apenas que estamos no caminho certo para merecer chegar lá!

Um Comentário

  1. Amei o post, once upon a time é uma das minhas series favoritas. Lendo o post deu vontade de assistir de novo mas da preguiça de ver todas as 5 temporadas.

    ResponderExcluir