As vezes me sinto meio boba por ter um livro de um gênero que eu adoro na estante e que, por mais que eu tenha só ouvido falar bem, fico adiando e adiando a leitura... Mas depois de tanto tempo com Legend na minha estante finalmente o peguei para ler e... Porque não fiz isso antes?


Legend conta a história de Day, um jovem de 15 anos que vive na República e é o fugitivo mais procurado do país. Ele vive em uma época onde todos as crianças são submetidas a um teste de inteligencia e habilidades físicas, que vai definir o futuro de cada uma. Aqueles com as notas mais altas, ganham uma educação e uma vida melhor, enquanto os com as notas mais baixas, são enviados aos "campos de trabalho". Após ser reprovado em seu teste, Day é dado como morto pelo governo, mas o que ninguém sabe (com exceção de seu irmão mais velho), é que ele continua vivo. Day vive na ilegalidade e acaba cometendo alguns crimes na luta pela sua sobrevivência e também para conseguir alguns suprimentos e remédios para sua família. A praga é uma ameaça constante na República, o tratamento é escasso, e Day sabe que apesar de seu irmão caçula ter pego a praga, sua família jamais conseguirá recursos para tratá-lo, por isso ele faz o que pode para ajudá-los.

A história é dividida entre os pontos de vista de Day e June. June é a menina dos olhos da Republica. Vinda de uma família tradicional, ela tirou pontuação máxima no teste da República, e está estudando na Universidade de Drake para um dia entrar no exército e lutar pela República assim como seu irmão, Matias. Porém, quando seu irmão é morto em uma missão, ela é escalada para ir atrás daquele que causou a morte de seu irmão, Day! E aí começa uma eletrizante caçada...


Sabe aquele livro que você começa a ler e não consegue largar? Pois bem, Legend é bem assim... É uma história cheia de ação que te pega desde a primeira página e você não consegue parar de ler até chegar ao final. Comecei a ler em uma noite e se não tivesse com tanto sono naquele dia, teria terminado na mesma noite. A história te conquista de tal maneira  que você não consegue parar de ler até descobrir o que acontecerá com Day e June. E os dois personagens são tão incríveis, tão determinados em lutar por aquilo que eles acreditam que você fica em vários momentos sem saber por quem torcer (e na maior parte do tempo torce pelos dois, mesmo um estando contra o outro).

Day e June são personagens fortes, cada um com uma personalidade marcante e bem definida. Day, apesar de ser visto pela maioria como um vilão, tem um bom coração e faz tudo sempre procurando ajudar as pessoas. June é bem determinada, o tipo de garota que sabe o que quer e sabe do que é capaz, e não deixa ninguém interferir nos seus planos. Não tem como escolher um lado. Ambos são cativantes e até metade do livro eu realmente fiquei com meu coração dividido entre os dois.

A história é eletrizante. Day lutando pela sua família, tentando fugir da República e June indo atrás dele, sem ele saber da missão especial que o governo montou para pegá-lo. É uma história cheia de ação, que muitas vezes faz a gente perder o ar durante a leitura. E além do trabalho belíssimo de Marie Lu, a edição do livro é incrível. Eu comprei o livro há uns três anos atrás, então a minha edição é das antigas, de quando o livro foi lançado pela Prumo, e tenho que confessar que uma das coisas que eu mais gostei foi da arte do livro, dos detalhes de cada página. Nas últimas edições, a trilogia foi lançada pela Rocco, que eu acredito que também fez um bom trabalho, e eu preciso confessar que mal posso esperar para ler os próximos livros!


E você, também é amante de distopia? Já leu Legend? Pretende ler? Me conta ai nos comentários o que você acha da série ou o que espera dela! E se tiver algumas indicações de distopia, me conta também!!!

Um super beijo, pessoal! Até a próxima.

Deixe um comentário