Fazer 30 anos deveria ser mais simples. E é simples. A gente que complica quando não devia. E e isso que Jana Rosa e Camila Fremder tentam nos explicar em Enfim, 30.


Já contei aqui que apesar de ainda não ter chego na casa dos trinta estou mais próxima dele do que gostaria, e isso as vezes me faz surtar um pouquinho. Quando vi que esse livro seria lançado, já fiquei desejando ele loucamente, na esperança de que ele me ajudasse a controlar a ansiedade e nervosismo em ver meus 30 anos cada vez mais perto... Quando eu ganhei esse livro então, poucos dias depois do meu aniversário já surtei e devorei ele rapidamente. Entrei em crise com as primeiras páginas, refleti algumas coisas, e me diverti mais do que esperava com ele.

Como o próprio sub-título já diz, é um livro para não entrar em crise. E realmente ele te ajuda nisso. Durante todo o livro, Camila e Jana vão nos apresentando diversos tópicos que nos assombram quando começamos a chegar perto dos 30: baladas, casamento, amadurecimento, expectativas, a pressão da família, da sociedade, enfim...


É um livro divertidíssimo e que te faz pensar sobre muita coisa. Camila e Jana vão nos mostrando como é normal passar por uma crise dos 30, ou por diversas pequenas crises por isso, e além disso elas também nos mostram como não devemos pirar por algo assim. De um modo irreverente, mas com um embasamento sólido, elas nos mostram o porque vamos pirando com diversos assuntos, e o porque nós não devemos deixar isso virar uma grande crise de fato. É uma fase de transformação, amadurecimento e não deve ser encarada como um fardo. Muito pelo contrário. As autoras mostram ainda que apesar de toda teoria delas sobre essa crise, elas estudaram e foram atrás de diversas fontes sérias e confiáveis sobre todos os temas que elas abordam, mostrando mais uma vez que toda essa piração não é uma coisa na nossa cabeça.


No fim, terminei esse livro muito feliz e ansiosa. Realmente fazer 30 anos é algo especial e depois desse livro eu percebi que não é um bicho de sete cabeças como parecia. Talvez de duas, mas Camila e Jana me ajudaram a entender que eu to pronta para enfrentar ele! Então, que venha 2016, que venha 2017, que venha meus 30 anos e todas as coisas maravilhosas que eu ainda vou conquistar com esses anos!

Não deixe de comentar aí embaixo de você já chegou na casa dos trinta ou se também tem um mini surto toda vez que pensa ao chegar essa idade. Me conta também se você já leu ou quer ler esse livro!
Beijos e até a próxima pessoal.

12 Comentários

  1. Oiii
    Achei esse livro maravilhoso, não sabia da existência e posso confessar que tenho medo que chegue nos 30 e enlouqueça!! Como as pessoas falam hahahaha
    Beijinhos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Crise dos 30?! Confesso ser totalmente desinformado disso (rsrsrs), curti o livro e seu comentário sobre ele, recomendarei para algumas conhecidas rsrsrs.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  3. Que linda sua resenhaaaaaaa, é tão bom quando um livro nos ajuda, nós deixa com uma ótima auto estima hehheehe E tira nossos medos.
    Eu ainda estou com 22, mas lembro que quando entrei na casinha do 2.0 fiquei apavorada kkkkkk então acho que vou correr para comprar esse livro antes de chegar na casinha do 3 kkkkkkk.
    Amei amei amei e vou ler sim

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Eu não costumo gostar dos livros de auto-ajuda, mas confesso que esse me chamou MUITO atenção. Isso porque eu sou muito nervosa e ansiosa com essas coisas de idade, tempo passando e acumulação de coisas sendo cobradas de nós. Faltam 10 anos para que eu chegue à casa dos 30, mas espero chegar lá mais tranquila e aceitando numa boa, por isso quero muito ler o livro: quero ir amaciando a carne haha.
    Adorei a sua resenha e obrigada por indicar o livro!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Se eu estou com medo dos 20 hahahaha, toda pressão que vem com essa idade, emprego, faculdade, mais responsabilidade do que você já tem! Fico imaginando quando for 30 ahahha, realmente eu ainda não estou preparada para essa idade! Amei a capa do livro, quando eu estiver mais perto dos 30 ou não por agora mesmo, dou uma olhadinha no livro!

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Idade é algo muito complicado para algumas pessoas, tem aqueles que querem ter mais, aqueles que querem ter menos, semelhante cabelo, tem pessoas que querem enrolados, outros lisos, acredito que precisamos encontrar um meio termo no qual nos deixe felizes, você concorda? Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Li um livro, o primeiro, que as duas autoras lançaram juntas e não gostei. Achei bem fútil, mas mesmo assim quero ler este pra ver o que acho, o título me deixou bem curiosa. Mas ainda faltam alguns (8) anos pra eu entrar nesta crise de fato, então vou deixar a leitura mais pra frente.

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse livro, e olha que eu tô entrando na minha crise dos 25 já, imagina quando eu chegar nessa.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ahh nem me fale... Estou encaminhando para os 30, já consigo até ver uma crise chegando, hahaha.
    Gostei do livro!

    Bjs
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não acho que esse livro se encaixe muito bem para mim. Não porque estou bem longe dos 30, mas porque por enquanto não tenho medo de completar nenhuma idade, pelo contrário, tenho medo de não completar certa idade, como os 20 por exemplo.
    Mas gostei muito da sua resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Achei genial a ideia do livro, eu também estou mais perto dos 30 do que gostaria, mas estou de boa por enquanto, rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Você falou muito bem do livro mas eu não consegui me interessar muito em lê-lo.
    Ainda estou bem longe da casa dos 30, haha.

    ResponderExcluir