Olá pessoas lindas!
Sim, eu sei que eu sumi, e que eu tinha prometido voltar mas, a vida ficou tão complicada, tão cheia de compromissos que eu simplesmente não consegui vir até aqui e escrever para vocês. Na verdade a culpa de tudo isso não é só das mil obrigações que apareceram na minha vida, mas também da minha falta de organização! Eu já sabia que o fim do meu mestrado seria um período turbulento na minha vida e se eu tivesse me organizado um pouco melhor o blog não teria ficado tão abandonado. Me desculpem, a culpa foi minha, mas eu to de volta, eu prometo, dessa vez pra ficar.

E... Por falar em organização... Hoje vim falar pra vocês sobre um livro que trata sobre isso e que promete revolucionar a vida de muitas pessoas. Depois que eu vi o vídeo da diva Jout Jout falando sobre o livro "A Mágica Da Arrumação", fiquei morrendo de vontade de ler esse livro e colocar em prática todas as dicas da Marie Kondo. Até que um belo dia a Brigs me mandou uma foto dizendo que tinha comprado o livro e assim que eu pude, peguei emprestado dela e devorei (Vamos ignorar por hora o fato de que eu me apossei do livro e falei pra ela que daria outro para ela porque aquele já estava cheio de post-its e anotações minhas, mas enfim... Não façam isso, crianças!).


O livro começa com Marie contando um pouco da sua história e de de todo o processo que a levou a desenvolver esse método. O método em si é baseado em dois importantes passos:
1 - O desapego
2 - A organização
Pra mim, sem dúvidas, a pior parte é a segunda. Mas vamos começar do começo, certo?

Marie diz que nós temos muito mais coisa do que realmente precisamos e esse é um dos principais pontos da falta de organização. Sim, eu concordo com ela. Eu realmente tenho muito mais coisa do que eu preciso, principalmente itens do tipo "tranqueiras", que eu guardo caso precise um dia... Mas esse é um pensamento errado. Ela defende que nós temos que ter apenas aquilo que nos é realmente necessário e, principalmente, que nos faz feliz. Não tem sentido manter coisas esperando um momento especial para usar, ou coisas que nunca mais vão ser úteis para nós. Não é um passo fácil, eu confesso, mas depois que fazemos isso, percebemos como nós guardamos muito mais coisas do que o necessário.

Quando você deparar com algo que não consegue se desapegar. pense no real propósito desse objeto em sua vida. Você vai se surpreender ao constatar quantos de seus pertences já cumpriram sua função. (...) No final do processo, restarão apenas as coisas que não valiosas para você.



Já o segundo passo, a organização, confesso que para mim foi ainda mais difícil que o primeiro. Eu nunca fui uma pessoa mega organizada e organizar as coisas é justamente o que eu queria aprender com esse livro. E eis que eu aprendi algumas dicas importantes... A primeira delas é que, segundo Marie, nós temos que ter um lugar para cada coisa, Marie diz que temos que organizar tudo por categorias e ter um lugar especifico para cada coisa. E sempre guardar as coisas em seu devido lugar. Isso é uma coisa que eu tenho dificuldade desde criança, colocar as coisas de volta em seu lugar, e este livro está me ajudando a mudar isso.

A origem da bagunça é a incapacidade de recolocar as coisas em seus devidos lugares (...) Bagunçamos a casa porque não conseguimos guardar as coisas ou porque não definimos um lugar para elas. Se não damos atenção a esse ponto fundamental, tendemos a estabelecer um sistema que resultará em desordem.

Além de toda mágica no quesito organização, Marie nos traz algumas dica de como desapegar e organizar os nossos livros. Confesso que foi uma grande surpresa encontrar no meio desse guia mágico algumas páginas dedicadas exclusivamente a organização dos livros. Sim meus amigos. E quando eu digo organização, isso também inclui o desapego. Marie aplica as mesmas regras das roupas e objetos diversos aos livros, devemos nos desapegar daqueles que não nos fazem tão feliz assim. Além disso ela nos traz uma valiosa lição sobre livros não lidos: "Algum dia" equivale a "nunca". E isso foi uma coisa que me fez pensar. Com certeza o número de livros não lidos que eu tenho supera o número de livros lidos. Porque? Porquê eu sempre compro no impulso e vou sempre guardando para ler um dia... Quem nunca, né? Eu tenho algumas regras hoje para comprar livros, buscando evitar esse acúmulo desnecessário de livros para ler mas ainda não cheguei na perfeição. E foi nesse ponto que eu deixei um pouquinho de lado as dicas da Marie. Não me desapaguei ainda de nenhum dos meus livros porque isso é realmente algo muito difícil pra mim. Mas já tenho uma lista de livros que eu posso desapegar em breve... Quem sabe na próxima organização da estante?


Enfim pessoal, esse livro realmente nos traz muitas dicas interessantes para nós podermos nos organizar melhor, e também nos faz pensar sobre tudo aquilo que nós temos, desejamos ter/ser. Não sei se consigo ser tão radical em dizer que esse livro mudou a minha vida mas, com certeza ele me ajudou a manter minha casa mais organizadinha (e eu espero sinceramente que ela continue assim). Agora, com a casa mais bonitinha, com certeza vai me sobrar tempo para voltar ao blog a ativa, e eu prometo não abandonar vocês dessa vez, ok?
Não se esqueçam de contar ai nos comentários se vocês já leram esse livro, se já colocaram em prática algumas dicas da Marie, ou se querem ler ele um dia, ok? E se você tem algum outro livro que fale sobre organização de coisas, por favor me conte! Estou viciada no tema. Hahaha

Um beijo pra vocês e até a próxima.

Um Comentário

  1. Acho que preciso desse livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkk
    Eu tinha visto o vídeo da Jout Jout e já tinha me interessado nesse livrom confesso que acabei esquecendo dele, agora mais ainda amiga. Eu imagino como é difícil seguir s regras, em especial nós pessoas desorganizadas, e olha que eu tento manter uma minima ordem possível dentro da desorganização, mas às vezes não é fácil kkk, quem sabe eu compre e aproveite algumas coisas desse livro.
    Amei a resenha e obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir